Sintepe aprova moção de repúdio contra TV Grande Rio

por Carlos Britto // 15 de julho de 2009 às 18:32

Numa assembléia realizada ontem (14), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) aprovou uma moção de repúdio à TV Grande Rio, pela cobertura jornalística a qual considera “tendenciosa” por parte da emissora:      

  Moção de Repúdio à TV Grande Rio:

Os Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco, em greve por melhores condições de trabalho e pelo cumprimento do Piso Salarial Nacional, vem a público REPUDIAR as atitudes antidemocráticas praticadas pelo Departamento de Jornalismo da TV Grande Rio Petrolina que, durante a cobertura dos atos de greve, NÃO divulga imagem e entrevistas da coordenadora Regional do SINTEPE, vereadora Cristina Costa (PT).

Os repórteres da TV Grande Rio rejeitam a vereadora Cristina Costa, coordenadora regional do SINTEPE e, portanto, representante legítima da categoria, como a porta-voz do movimento para conceder entrevistas à emissora. Os repórteres, estranhamente, argumentam CUMPRIR ORDENS PARA NÃO ENTREVISTAR a líder sindical, por a mesma ser parlamentar.

É sabido que durante toda a greve a imprensa local e regional, inclusive a TV São Francisco (Juazeiro-BA), também afiliada a Rede Globo, tem feito uma cobertura profissional e isenta, ouvindo, como de praxe, as declarações e informações da vereadora Cristina Costa, líder do movimento na região.

Nada justifica o comportamento anti-profissional e acima de tudo antidemocrática da TV Grande Rio, que, ao vetar em sua programação as lideranças sindicais, não cumpre com o dever básico de manter bem informados os seus telespectadores.

Com esta prática, a TV Grande Rio opta por fazer um mau jornalismo, sem qualquer compromisso com a democracia, distanciando-se, inclusive, do padrão global de qualidade.

Pelos motivos acima expostos, o movimento grevista dos trabalhadores em Educação do Sertão do São Francisco decide não mais conceder entrevistas ou informações da greve à referida Emissora, até que a mesma se retrate e faça o trabalho jornalístico com ética e imparcialidade.

 Petrolina, 14 de julho de 2009.

 SINTEPE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Regional Sertão do São Francisco)

SINTEPE – CNTE – CUT

Sintepe aprova moção de repúdio contra TV Grande Rio

  1. hedio disse:

    ora bolas …se a tv e de guilerme -amigo de julio, vcs esperavam o que?
    e logico que sempre serao contra os trabalhadores!….essa gente nao gosta de quem se educa,discute,diverge e por ai vai.eles gostame de mandar sem ter que conversar…e so ver como julio tem agido,como guilherme agiu e como a tal tv faaz….se e que fez.

  2. Fernando disse:

    O SINTEPE está desviando o objetivo da greve para promover seus dirigentes. Coitado dos professores na mão desse “sindicato”.

  3. ATENTO disse:

    O Grupo OC ainda não se livrou das amarras da ditadura…
    A vereadora Cristina Costa, ainda bem, tem luz própria e guia com sapiência seus coordenados, assim como se comporta, na Câmara de Vereadores, dentro do que espera seus eleitores.

  4. Katia Silene disse:

    Parabenizamos a Gerência da TV Grande Rio. É assim que uma grande empresa que cada vez mais aumenta sua credibilidade na região.

  5. de olho disse:

    Parabens grande eleitora Katia Silene pelas sua asneiras. Quem já se viu uma emissora regeitar uma liderança legitimamente representada e a senhora ainda achar isso como referencia para crescimento. Nem sei q iluminismo foi esse!!
    Boa noite………..

  6. marco antonio souza disse:

    Este movimento tem de entender que a Vereadora CRISTINA COSTA não estar preocupado em defender o movimento, e sim de chamar a atenção do governador em torno dela, enquanto existir pessoas que tenha atitudes como essa, só quem vai sair perdendo e o professor que ainda acredita nesta pessoas,fico torcendo para que tudo se resolva, pois infelismente quem mais se prejudica e sempre o ALUNO,pois o salario dos professores esses eles não perdem.

  7. xexeléo disse:

    Concordo com a posição da Tv. No momento que Cristina optou por um mandato eletivo não pode ter a mesma exposição na mídia, mesmo que seja por matéria jornalistica ou para defender sua classe. O problema do Sintepe, CUT e dos outros “órgãos-para-quem-não-gosta-de-trabalhar” é com o governo descumpridor de acordos e não com a mídia.

  8. Juvênio disse:

    Juro que não esperava um absurdo desse! Alguém tomar a liberdade em emitir uma opinião pública em favor de um ato repugnável de um veículo de comunicação, tal qual ocorreu nesse episódio relativo à TV Globo local. Essa nota de repúdio deveria ser corroborada por toda a sociedade sanfranciscana. Se assim fizeram com a representação dos professores, farão, sem dúvida, com qualquer outro segmento da sociedade que não esteja sintonizado com seus interesses escusos.

  9. JOSE SIMAO disse:

    MARCO ANTONIO DE SOUZA; FAÇO DAS SUAS PALAVRAS AS MINHAS.ACREDITO PIAMENTE QUE ESSA VEREADORA QUER PUXAR O FOCO DA VISIBILIDADE PARA SI.ELA ESTA TENDO UMA POSTURA ALTAMENTE CONTRADITÓRIA… GENTE ASSIM QUE NAO SE DEFINE…EU N ACREDITO.

  10. Zefurina Ventura disse:

    Parabns,TV Grade Rio, por saber separar os assunto: greve não tem nada a ver. Se um vereador quer ser visto ou ser lembrado, que faça uma boa ação e não queira que a TV fique fazendo propaganda de uma vereadora!!!!!!
    Que absurdo!!!!!!!!
    E essa não é a primeira vez que ela se emvolve em tumulto,como é o caso da queima de pneus próximo a BR 407 ha dias atrás!!!!!!!!

  11. zumira A.L. disse:

    Acreditei muito que os vereadores fossem melhor,más que decepção!!!!!!!
    E essa vereadora passa dos limites
    Onde ja se viu!!!!!!!! querer é muita salada querida vereadora!!!!!!!!!!!!!

  12. zumira A.L. disse:

    Acreditei muito que os vereadores fossem melhor,más que decepção!!!!!!!
    E essa vereadora passa dos limites
    Onde ja se viu!!!!!!!! é muita salada querida vereadora!!!!!!!!!!!!!
    A TV Grande Rio provou que tem responsabilidade com o jornalismo, parabens para essa equipe maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Cacau Silva disse:

    Parabens, TV Grande Rio por separar os assuntos!!!!!!!!!
    Essa não é a primeira vez que a Querida vereadora pega carona num assunto tão particular ;outro dia foi num manifesto na BR 407 onde as pessoa chegaram a queimar pneus!!!!!!!
    Nós sabemos que queimar pneus é uma atitude criminosa!!!!!!!
    E um vereador apoiar isso!!!!!!!!!!!!

  14. epaminondas disse:

    e uma pena que veiculos de comunicaçao que sao concessao do estado nao sejam democraticas.isso fere o direito dos cidadaos e o dever do concessionario.sugiro o sintepe denunciar a tv grande rio no ministerio de comunicaçoes.ai dr osvaldo,patricinha e guilherme vao ter que prestar contas.a comunicaçao tem que ser pra todos e todos tem o direito de colocar suas posiçoes.eita turminha autoritaria…e julio vai com eles …se duvidar vai ser pior…

  15. zumira A.L. disse:

    O objetivo dos professores é receber um salario justo, porem a vereadora não pode misturar as coisas!!!!!!!
    Parabenizo a TV Grande Rio por deixar claro que tem responsabilidade e sabe separar os assuntos!!!!!!!
    parabens Tv Grande Rio, os telespectadores estão de olho nas atitudes de alguns vereadores!!!!!!

  16. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Esses alienados do PT ver chifre na cabeca de cavalo. Sabemos que a vereadora vai usar essa greve pra se promover, quiça para atingir o prefeito Julio Lossio, que nao tem nada a ver com a greve. Ta certo a Tv Grande Rio, nesse caso. A “vereadora juazeirense” tem um cargo publico, deveria se licenciar de seu cargo no sindicato. Transformar esse sindicato em palanque politico é UMA VERGONHA e vai de encontro a moralidade. Acertada a decisao da Tv Grande Rio.

  17. Antonio Paiva disse:

    Petrolina ainda é o fim do mundo. Quem quiser que pense o contrário. Perguntem a sra. Patrícia Coelho o que ela acha disso. É a hora do pessoal se pronunciar.

  18. De Olho disse:

    Estendam esse repúdio à vários outros veículos: A radiozinha de gonzaguinha, a Rádio grande rio, etc. que de sérias e imparciais nunca tiveram nada…

  19. Mara disse:

    Meu Deus! quantos filhotes da ditadura aparecendo, defendendo uma Tv cuja concessão é pública, portanto tem que primar pela verdade, ora se a vereadora está à frente do movimento e sempre esteve, qual o problema de ser vista? quem pode aparecer são eles???? as elites, pobre não, quanto preconceito, quanta inveja! pq quando Guilherme, FBC, OC, GC, aparece não é promoção? respondam se puder , o que é definir pra vc simão? é puxar saco?

  20. peraí disse:

    Tá doendo muito a postura da vereadora de coragem e coerência, procure saber quantos anos a vereadora está a frente do sindicato nunca precisou de patrtido pra se promover agora, se é liderança e foi chamada pelo partido para uma missão maior, fazer o Q? fernandinho pode ir direto do berço, para camara federal, vcs não dizem um pio, ele pode não é? ah ia me esquecendo é rico e vcs adoram rico nem que seja só pra olhar

  21. Antonio Paiva disse:

    Mara,

    Há explicações para essas pessoas que defendem a TV grande Rio nesse caso tão lamentável, vejamos:

    a) Os inimigos de Cristina Costa (São do DEM, PMDB, fernandistas, etc, seguidores de tudo quanto é Coelho… );

    b) Os direitistas que pensam ser elite, mas são ralé intelectual;

    c) Os alienados. Cura difício, só na próxima encarnação;

    d) Os derrotados, que sofrem com o PT no poder. E lá vem Dilma;

    e) Os invejosos mesmo, tadinhos, não tem psicólogo que dê jeito;

    f) Os completamente sem-noção, que só tem coragem de defender um absurdo desses num blog, pela internet, porque jamais fariam isso abertamente, não tem coragem de se identificar.

    g) Os… Ah, deixa pra lá, tem que existir de tudo nesse mundão. Viva a democracia.

  22. Fernando disse:

    Viva a Democracia. E 2010, é Serra Presidente para ajudar Júlio Lóssio a fazer de Petrolina uma cidade melhor. Os petistas chamam de Democracia perseguir os prefeitos da oposição!!! o governo Lula acabou de retirar Petrolina do PRONASCI, mesmo Petrolina tendo índices de violência muito alto, apesar de ter ocorrido uma queda de mais de 35% no governo de Júlio Lóssio. É isso que vocês chamam de Democracia! sabe o que é Democracia para vocês: viverem mamando nas tetas do poder público…

  23. Come farinha e arrota caviar disse:

    Professores, ja viram que vcs não têem o apoio da população, como não têem os mototaxistas aqui em Petrolina.

  24. Roberto disse:

    Cristina, procura trabalhar , deixa de querer aparecer, voce é uma vereadorinha muito fraca, queira aparecer de outras maneiras , as próximas eleições vem , lembra de Quirinino.

  25. JOSE SIMAO disse:

    MARA: Não me considero um filhote da ditadura.Apenas me desncantei com os ideais da manchada esquerda brasileira.Nao me sinto alienado,e graças a DEUSsso exercer o meu direito de opinar.Quanto a vereadora ,cabe somente a ela definir qual a sua verdade.È impossivel ela comprar uma luta sindical, se na verdade ela é da base aliada do governador,entendeu??? Minha vó ja dizia que ninguém serve a dois senhores. Tenha um bom dia!

  26. Deoclécio Ferreira disse:

    Parabéns á Tv Grande Rio, essa vereadora quer mesmo é se promover, se ela quer aparecer na tv que se inscreva na próxima edição do BIG BROTHER BRASIL. A turminha do PT gosta mesmo é de CORRUPÇÃO , só não vê quem é ALIENADO. Vá trabalhar vereadora, você está sendo paga e foi eleita para trabalhar como vereadora, escolha um ou outro.

  27. Antonio de Padua disse:

    Teve gente aqui que citou até o nome de Serra para Presidente.

    De tão desinformados não sabem que o tucano já abandonou o páreo faz tempo.

  28. Jonhdeible Oliveira disse:

    Carissimos…

    Fico abismado em ver cidadões em pleno seculo 21 defender atitudes vistas somente na epoca de ditadura militar. Não posso acreditar que pessoas tão nobres e educadas com vcs se intitulam, que ultilizam deste veiculo de comunicação para se expressar, possam apoiar uma atitude no minimo “deselegante” da TV Grande Rio. Teremos no Brasil a 1º Conferencia Nacional de Comunicação, um espaço conquistado pela democracia e pelo governo Lula – PT (78% de aprovação, chora oposição Demo-Tucana), onde poderemos discutir os rumos da comunicação no Brasil.

    Outro ponto importante para os anti petistas, nosso Partido é o mais querido e rspeitado do país com 30% de aprovação.

    Quanto a Cristina Costa, ela veio e continua na base do Sintepe, foi por sua liderança na condução do Sindicato (diga-se de passagem o mais respeitado de PE) que ela se tornou vereadora deste municipio.

    Agora pra vc carlos brito, veja se é possivel colocar apenas comentarios de quem se identifica, acho uma falta de respeito com seus leitores e com a verdadeira informação alguem se identificar por apelidos.

    Nada mais a tratar….
    Saudações Socialistas e Petistas.

    Jonhdeible Oliveira
    jonhdeible@gmail.com

  29. Margarida disse:

    Os “puxa-sacos do governo” e funcionários da TV Grande Rio, além de não democratas, ofedem os professores em greve, quando os acusam de prejudicar os alunos e afirmar que não temos motivos reais para fazer greve e, ainda pior, quando nos chamam de alienados politicamente e coitados. Somos educadores e acima de tudo estudiosos. Bom! Pessoas alienadas e desinformadas, existem em todas as áreas de trabalho. É DEVER DO JORNALISMO: SER IMPARCIAL, VERDADEIRO, ATUALIZADO E DEMOCRÁTICO.

  30. Margarida disse:

    Concordo que o espaço de reuniões e atos públicos de uma greve seja aberto para professores, sindicalistas, alunos, pais, comudidade, jornalistas, políticos. Sabemos que toda organização tem pessoas politizadas e políticos e pessoas oportunistas, aqueles que se apresentarão favoráveis ao movimento e aqueles que irão se opor e atrapalhar esse movimento. No entanto, a democracia existe pra ser exercida. Claro que devemos ficar atentos as nossas principais negociações e objetivos da nossa greve. Somos educadores e devemos ter a capacidade do discernimento.

  31. Lêuda disse:

    Sou professora do estado de Pernambuco e quero aqui deixar meu apóio ao SINTEPE, quanto ao repúdio a TV local. E quero também salientar que nem uma lei impede que a atual vereadora Cristina Costa seja coordenadora regional do Sindicato, não é verdade que somos manipulados pela mesma, pois não passei 4 anos frequentando faculdade mais 2 anos fazendo Especialização para ser fantoche nas mãos de ninguém, apóio o repúdio a TV porque estamos em um país democrático, e quando vivemos em democracia qualquer pessoa pode se posiocionar independende da posição social que ocupa.

  32. suely disse:

    Interessante que a coelharada aparece na TV Grande Rio quantas vezes for necessário , mas isso não é partidarismo,ora veja ,se não é , então o que significa isso .ALGUEM ME EXPLIQUE POR FAVOR.
    Cristina Costa desde que entrou no SINTEPE sempre representou muito bem a categoria, além disso ela está vereadora tb eleita pelos educadores, porque agora ela abandonaria sua classe.Com certeza esse comportamento não faz parte de sua conduta.

  33. Marcio Cabral Santos disse:

    Parabéns TV Grande Rio pela sua atitude.

  34. Observador disse:

    Um pais não será plenamente democratico se não houver democratização do meios de counicação. A TV Grande Rio é uma concessão do povo brasileiro, portanto não deveria ser usada para defender interesse do grupo politico de seus detentores da referida concessão.
    Gostaria de saber a quem pertence o espaço aéreo por onde trafegam as ondas sonoras deste canal de TV?

  35. Margô Soares disse:

    A atitude da Tv Grande Rio foi merecida de elogios. Isso prova que o jornalismo na nossa região vem amadurecendo ao ponto de separar as coisas. Uma tv, uma rádio e um jornal não pode ser usado para o fazer aquele famosinho ‘jabá’. Isso é podre. Eu venho notado que não é de hj que a tv grande rio vem cortando certos políticos que adoram aparecer para fazer política. O povo não é mais idiota não. Tv São Francisco só entrevitou cristina pq ela não é política da Bahia e sim de Pernambuco. Então para a tv são francisco tanto faz como tanto fez entrevistar ela ou não. A tv grande rio tem mais é que cortar mesmo. Um exemplo está guilherme coelho que está ai doido fazendo campanha e ainda não apareceu na propria tv dele. Isso prova que a tv grande rio está tendo o comprometimento. E aqui em casa a audiência está garantida justamente por esse novo modelo de cobertura que tanto me agrada. Dando voz e vez ao povo. Mostrando os problemas da nossa cidade e dizendo ao povo de onde cada um tem que cobrar. É mostrar o problema sem fazer escandalo e sem baixaria. É o povo que eu gosto de ver. Toda semana não perco o jornal. Muito bom… parabéns a todos que fazem o jornalimos da tv grande rio.

  36. Oxe disse:

    Hummmmm…

    Dona Margô, parece a palavra do próprio chefe de Jornalismo da TV Grande Rio.

    Quem será a Senhora?

  37. Margô Soares disse:

    Sou funcionária de uma loja de roupas aqui em Salgueiro. E acompanho a tv grande rio a muitos anos. Posso falar com muita intimidade mesmo… E é oq os comentaristas das radios daqui mais falam da tv. Concordo e estou repetindo o que eles dizem.

  38. Pe. Antonio disse:

    Nao estou defendendo PT nem e Vereadora Cristina Costa. Mas ela e o Sintepe estao certos. Defendo o direito da sociedade ser infrmada sobre o que acontece na cidade e na regiao. A TV nao è apenas propriedade privada de um grupo ou de uma pessoa. Se assim fosse ela poderia divulgar so o que interessa exclusivamente aos proprietarios. Mas a TV como as Radios sao concessao, por isso esta errada a TV que deixa de noticciar fatos importantes apenas porque, segundo os proprietarios, a noticia vai beneficiar politicamente alguem. Ela tem o dever, a obrigacao de noticiar os fatos, informar a sociedade e nao so noticiar e divulgar o que ela acha interessante para fortalecer politicamente os proprietarios.
    O sindicato è um sindicato, a greve è uma greve de trabalahadores, no caso trabalhadores na Educacao. O fato de a vereadora Cristina continuar na coordenacao è um problema do sindicato. Sao os professores que devem decidir se ela deve continuar ou nao. Agora, o que nao pode acontecer, è a TV deixar de cobrir jornalisticamente o movimento para nao fortalecer a vereadora. Onde ja se viu isso. Essa atitude da TV de Petrolina precisa sim ser reprovada. Isso è discriniacao, è atraso. Vou citar apenas como exemplo. Realizamos em Petrolina variso eventos importantissimos e a TV nao divulgar nada: Seminario sobre a fome na Regiao em 2002. Ela divulgou, mas eu tive a pude ser entevistado. Um seminario sobre Reforma Urbana e o Estatuto da Cidade inclusive com a presenca da Dra. Tanica Bacelar, uma economista famosa, Cursos sobre Regularizacao Fundiaria com tècnicos do Ministerio das Cidades e outro sobre Estatuto da Cidade com tècnicos do Instituto Polis de Sao Paulo. Cito apenas como exemplo. Nao era atividade politica. E a Tev deveria divulgar sim, pois a populacao tem o direito de saber e a TV o dever de informar. O Sintepe esta correto

  39. Oxe disse:

    Vixe, então o nível intelectual dos jornalistas ou radialistas de Salgueiro está ruim pacas… E logo Salgueiro, terra de grandes poetas e escritores…

  40. Lêuda disse:

    Esse é o problema repetir o que os outros dizem, minha senhora não estamos mais no tempo da DITADURA não, todos têm direito a fala independente do cargo que ocupa, cabe aos telespectadores julgarem se a vereadora esta usando a TV GRANDE RIO para se promover ou não.

  41. sos são francisco disse:

    Eu moro em Petrolina desde 1975 e amo esta cidade. Nesta cidade recebi educação e nesta cidade ganho o pão de cada dia, trabalhando na educação. A TV GRANDE RIO FALHOU, EM NÃO ACEITAR O DEPOIMENTO DE CRISTNA COSTA, ELA TEM UNS 25 ANOS QUE LECIONA NESTA CIDADE E REPRESENTA OS EDUCADORES ESTADUAIS, RESPEITO É UM VALOR MUITO IMPORTANTE. A TV TEM QUE MOSTRAR TUDO E TODOS.

  42. José Peixoto Borges disse:

    Muita genta não percebeu o detalhe reclamado pelo Sindicato dos Professores na Nota de Repúdio. Referida Nota deles não é porque a TV Grande Rio não está faaendo a cobertura da greve dos professores. Eles reconhecem que estão. Eles estão protestando porque a TV não está entrevistando a Vereadorea Cristina Costa sobre este assunto e assim ela não tem apareceido na mídia televisiva, o que não lhe dá visibilidade. Então pelo que entendo a TV está corretíssima pois divulga o que interessa à sociaedade e aos professores. Se a Vereadora Cristina Costa quer aparecer , que ela ou o sindicato comprem espaço na TV e em outros meios de comunicação e divulguem e coloquem quem quer que seja. È muita pretensão desta vereadora….. querem impor que ela tem quer ser entrevistada e que a sua imagem tem que ser veiculada.

  43. cacau silva disse:

    Até que enfim!!!!!!!! alguém tem coragem de deixar claro as verdadeiras intençes da vereadora CC!!!!!!!!
    Tai;gostei da ideia; se a mesma quer tanto aparecer….que compre um espaço na TV; só resta saber se terá audiencia!!!!!!!!
    As veses que ouvir a mesma no rádio estava sempre criticando alguem!!!!

  44. de olho disse:

    O espaço democrático entre outras características, é q da a oportunidade de todo mundo falar oq acha, e q é o caso blog, pois oq tem de opinião inaproveitável naum ta no gibi.. è uma pena q as pessoas levem as coisas para um campo pessoal, pois se é legal a veriadora C.C está a frente do SINTEPE e se ela coordena a greve, pq ela naum aparecer nas materias? oq tem de crime nisso? agora a TV naum mostrar pelo mero fato de ela ser política de outro grupo, aí sim está a discriminação e de encontro a quebra da democracia brasileira.
    Apesar de essa meia dúzia de gentinh q a defende, o povo de petrolina vêm mostrando seu repúdio a manipulação, pois o COELHOS já naum tem mais tanta força, aonde está provado q alguns ja perderam eleição q antes naum perdiam.

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários