Uma reivindicação antiga dos produtores rurais de Petrolina foi atendida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE). A partir de uma parceria entre o órgão privado e o Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf), técnicos de campo passarão dois anos realizando visitas mensais, diagnósticos, planejamentos, adequações tecnológicas e cursos, gratuitamente. Atualmente, no Sertão do São Francisco, 1.050 produtores já são assistidos.
A iniciativa faz parte do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, que atende também a agricultores de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Durante quatro horas, os técnicos credenciados lidam com aspectos gerenciais e técnicas de agronomia, com o objetivo de levar eficiência para a administração das atividades, produtividade e retorno econômico ao proprietário. Geralmente, um profissional trabalha com grupos comuns de 25 a 30 produtores.
Coordenador do ATeG na área de fruticultura, Álvaro Alexandre Pereira explica que o atendimento é feito a grupos que tenham a mesma atividade (agrícola ou caprina) e que estejam numa só região, no entanto são respeitadas as particularidades dos agricultores. “Cada propriedade é única e tem seu jeito de fazer as coisas”, disse. Segundo ele, o planejamento das atividades assistenciais é alinhado às necessidades do campo.
“Muitas vezes o produtor não dota de ferramentas técnicas e administrativas que servem para que ele compreenda o conjunto de nuances, como custo operacional, depreciação, lucro, enfim; são características que nem sempre são levadas em consideração, mas que comprometem o crescimento da atividade produtiva”, ressaltou.
Requisitos
Para receber a ATeG em sua propriedade, o agricultor deve preencher alguns requisitos, como: possuir uma atividade produtiva em andamento, ter o comprovativo de posse da terra ou arrendamento legal e desejar crescer economicamente a partir das atividades caprinas e agrícolas. Interessados podem procurar o Sintraf por meio do WhatsApp (87) 3862-1664 ou ir à sede da entidade, na Rua da Simpatia, 320, Centro de Petrolina, das 8h às 13h.
O Sintraf informa ainda que nas zonas rural e urbana todas as medidas preventivas e de combate ao novo coronavírus são seguidas à risca, durante as visitas do Senar-PE ou acolhimento, no Sindicato.