Sob o tema ‘Sustentabilidade: agricultura familiar de mãos dadas com a agroecologia’, o Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf) realizou nesta sexta-feira (4) seu 2º Congresso Municipal abordando a questão. O evento aconteceu na sala do cineteatro do campus-sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O encontro serviu para a apresentação de demandas e discussões em torno da elaboração de políticas públicas voltadas ao segmento. O congresso foi aberto a todos os agricultores e agricultoras das áreas de sequeiro, irrigada, ribeirinha e assentamentos do município.
A presidente do Sintraf, Isalia Damascena, falou das dificuldades para a realização do evento e agradeceu a presença dos participantes. “Sabemos que estamos vivendo um ano difícil devido à pandemia da Covid-19. Mesmo assim enfrentamos todos os obstáculos e fizemos acontecer o 2º Congresso Municipal da Agricultura Familiar. Nosso objetivo é buscar recursos com o governo municipal para beneficiar todos os nossos agricultores, e com isso melhorar suas colheitas na agricultura familiar“, destacou.
Um dos convidados, o vice-prefeito Simão Durando destacou a importância do povo do campo para o município. Ele ressaltou ainda os investimentos já realizados pela atual gestão e o que ainda virá. “Estamos acompanhando desde o início da gestão os investimentos da agricultura familiar em Petrolina e os números só aumentam. Este ano vamos investir mais de R$ 3 milhões. Vocês colocam os alimentos na mesa dos cidadãos e isso fortalece cada vez mais a nossa região. Juntos somos mais fortes e temos um grande futuro para ser construído pela frente“, afirmou.
O titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, e o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, também fizeram parte da mesa de debates.
Eleição
Ao final do evento aconteceu a eleição para o período 2022-2026 no Sintraf. A atual presidente, Isalia Damascena, acabou reeleita. Participaram do congresso lideranças políticas e sindicais, associações, representante bancários, agricultores e estudantes, além da comunidade em geral.
Parabéns Izalia Damasceno você era a nossa inspiração no Sertão do São Francisco. Grande abraço do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Sucesso