Com atuação integrada, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e as forças de segurança têm conseguido avanços no combate ao roubo de celular em todo o Estado, através do programa ‘Alerta Celular’.
Segundo a SDS-PE, em 2023 já foram recuperados 7.700 celulares roubados de janeiro a julho deste ano, por meio deste sistema. Desses, 1.195 aparelhos saíram das mãos de criminosos só em julho. Nesse mesmo mês, verificou-se uma redução de 21,1% nos roubos de celular em relação ao mesmo período de 2022.
O cidadão participa deste combate ao crime ao cadastrar o celular pelo site: www.alertacelular.sds.pe.gov.br.
Como funciona
Depois que a pessoa se cadastrar, a Secretaria de Defesa Social (SDS) fica com os dados dela e os do celular registrados no sistema. Quando a PM aborda algum suspeito, pode verificar por um aplicativo, na hora, se o celular foi roubado e quem é o seu verdadeiro dono.
Para as polícias restituírem cada vez mais celulares, a pessoa precisa registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou na Delegacia pela Internet e informar o IMEI do aparelho. Cruzando as informações do BO e do Alerta Celular, fica mais fácil encontrar o telefone se ele estiver com algum suspeito de roubo, furto ou receptação.
IMEI
Não sabe qual é o IMEI do seu celular? É só digitar *#06# no telefone e anotar o número que aparece na tela. Essa sequência numérica também está impressa na caixa do celular. Depois, basta se cadastrar no Alerta Celular e deixar o aparelho mais seguro.