Sistema para reaproveitar água em irrigação será implantado na zona rural de Petrolina

por Carlos Britto // 17 de setembro de 2019 às 12:00

(Foto: Jaquelyne Costa/Ascom PMP/Divulgação)

A Prefeitura de Petrolina, em parceria com o Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE), executará na zona rural da cidade o projeto de reuso da água cinza, aquela que é descartada após ser utilizada na lavagem de pratos, roupas, verduras e legumes, para tomar banho ou escovar os dentes. A comunidade de Atalho, a cerca de 80 km da cidade, será a primeira beneficiada com a ação. O objetivo é contribuir no cultivo de palmas, hortaliças e flores.

O projeto de extensão idealizado há mais de dois anos pelo professor doutor José Sebastião Costa teve seu experimento realizado numa propriedade rural no Assentamento Terras da Liberdade e propõe o reuso da água para irrigação. Esse é um sistema de tratamento simplificado para comunidades rurais. A ideia é facilitar o aproveitamento da água em comunidades que têm uma certa dificuldade com a aquisição do líquido. Em levantamento realizado na Escola Olavo Bilac, foi constatado que cerca de 700 a mil litros de água são descartados no solo depois das atividades na cantina.

Com a construção da caixa de gordura, etapa de tratamento físico, fazemos a retirada da gordura e do sabão que ficam em suspensão e que seriam degradantes do solo. Uma vez que isso aconteça, a água pode ser realmente reaproveitada. A parceria com a prefeitura tem dado muito resultado desde o ano passado, com a unidade de experimento. A iniciativa só funciona se esse tipo de parceria for mantida porque não temos condição de fazermos sozinhos e a prefeitura estando conosco poderemos chegar a outras comunidades“, pontuou o professor.

Na segunda-feira (16), equipes da Secretaria de Governo e Agricultura (SEGOA), Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e do campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE começaram a implantação de uma unidade demonstrativa do projeto na Escola Municipal Olavo Bilac constituída. O sistema simplificado consiste na construção de uma caixa de gordura artesanal, desta maneira, utilizando um simples processo de filtragem, reaproveitando toda a água cinza que seria totalmente desperdiçada. “A proposta é excelente porque a água desperdiçada agora será usada para o plantio de uma horta para consumo da comunidade escolar, usando as noções de sustentabilidade com os alunos que já estão engajados nessa ação também junto aos pais“, comemorou a coordenadora e professora Marla Patrícia Silva.

Convivência com o semiárido

Precisamos conviver e aprender todos os dias com o semiárido em relação à escassez de água. Esse é o principal desafio. A gente percebe que na zona rural de Petrolina a água utilizada nas pias da cozinha e durante o banho vai embora pelo ralo e poderia ser reaproveitada para irrigar palmas, uma fruteira, hortaliças. Então, o prefeito Miguel Coelho, atento a isso e às novas tecnologias implementadas pelo IF Petrolina, através de parceria também com a AMMA, começou a instalar projetos pilotos como este em Atalho na Escola Olavo Bilac, onde os alunos serão os multiplicadores dessa ideia que também tentaremos levar para casas nessa comunidade e em outros povoados. Parcerias para que assim possamos reaproveitar cada vez mais esse líquido que é tão escasso no nosso semiárido”, destacou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários