A distribuição de medicamentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) será otimizada em Petrolina com a implantação do Hórus, o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica de acesso on-line. A rede está sendo implantada nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD e II), na Central de Abastecimento Farmacêutica do município (CAF) e na Farmácia Básica Central de controlados.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, o sistema já está em pleno funcionamento na unidade do CAPS II. De acordo com a coordenadora de Assistência Farmacêutica do município, Maria Thereza Morais, a iniciativa vai permitir o controle eletrônico do estoque, evitando a falta de remédios.
“O objetivo do Hórus é registrar os medicamentos que o paciente utiliza, facilitando o gerenciamento eletrônico de estoque, datas de validade, rastreio e controle farmacoepidemiológico dos medicamentos dispensados, garantindo uma maior qualidade no serviço prestado e dos produtos disponibilizados”, destacou.
O Hórus foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2009, para permitir o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no SUS.