Qualquer pessoa que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado pode concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), desde que tenha tirado nota acima de zero na redação. Em todo o País, 114 instituições de ensino superior disponibilizam vagas pelo Sisu. Em Pernambuco há 5.268 vagas, distribuídas em três universidades (UFRPE, Univasf e UFPE) e dois institutos (IFPE e IF Sertão-PE).
Os candidatos poderão se inscrever de segunda a sexta-feira da próxima semana (entre os dias 6 e 10 de janeiro), no www.sisu.mec.gov.br. No Estado, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é a que mais oferece vagas, 3.240 no total. Metade delas vai para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública.
Há também um bônus de 10% na média final para os candidatos que, independentemente de o colégio ser público ou privado, tenham feito integralmente o ensino médio em qualquer escola nas microrregiões do Agreste ou Sertão de Pernambuco. O benefício, no entanto, só é válido se o fera concorrer às vagas das unidades acadêmicas da Rural de Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá 1.330 vagas. Como na Rural, metade das vagas vai para egressos de escola pública. Medicina, no campus de Petrolina, com 80 vagas, é um dos cursos mais concorridos da instituição.
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) disponibilizará 396 vagas, enquanto o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) conta com 247 vagas no Sisu. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) há somente 55 vagas, nas graduações de oceanografia (25) e estatística (30).
Inscrições
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisu. A seleção tem com base a nota obtida pelo candidato no Enem. O estudante pode escolher até duas opções de curso, indicando sua prioridade. Durante todo o período de inscrição, ele poderá alterar a opção de curso ou cancelar a inscrição.
O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado dia 13 de janeiro. Os classificados terão que se matricular nos dias 17, 20 e 21 de janeiro. Por isso é importante verificar, com a universidade em que pretende estudar, a documentação exigida para providenciá-la a tempo. A segunda chamada, com as vagas que sobrarem da etapa inicial, vai ser aberta dia 27 de janeiro. (As informações são do JC Online)