Sobradinho: Medidas restritivas são prorrogadas até 15 de junho

por Carlos Britto // 09 de junho de 2020 às 06:25

Foto: Ascom PMS/divulgação

Com o crescente número de casos do novo coronavírus (Covid-19) em Sobradinho, norte da Bahia, o prefeito Luiz Vicente Berti prorrogou a vigência das medidas de distanciamento social até próxima segunda-feira (15). Atualmente foram registrados 51 pacientes positivos e quatro óbitos decorrentes da doença. 

A atual gestão esclarece que as medidas restritivas dos decretos anteriores continuam valendo, e poderão funcionar, até às 17h, farmácias, supermercados, laboratórios, SAAE, estabelecimentos de saúde humana e animal, casas que forneçam produtos para alimentação animal e suporte à agricultura, casas lotéricas, correspondentes bancários, agências bancárias. Postos de gasolina e funerárias também ficarão abertos nos seus horários habituais, e padarias, até às 19h. Já o comércio está autorizado de segunda à sexta, das 8h às 14h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Os estabelecimentos comerciais se comprometeram a instalar pias na área externa para que os clientes façam a higienização das mãos, antes de entrar nas lojas; além disso o acesso deverá ser limitado a, no máximo, uma pessoa a cada 2 m² de área e os lojistas deverão disponibilizar álcool em gel 70º ou similar. Quem for do ramo de alimentos continuará atendendo exclusivamente como delivery até meia-noite.

Academias de ginástica, clubes sociais e esportivos, ginásio de esportes, campos de futebol, quadras poliesportivas e de futebol Society, bares, restaurantes e lanchonetes continuam com as atividades suspensas.

Até o dia 15 templos religiosos poderão abrir até as 20h, desde que seja permitido o acesso de, no máximo, 20 pessoas para igrejas com mais de 500 m² e, no máximo, 10 pessoas para as demais, mantendo o distanciamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras, uma pessoa a cada 2 m² e com membros e fiéis utilizando máscaras.

Toque de recolher

O Toque de Recolher continua valendo. Portanto, está proibida a circulação de pessoas e veículos nas vias públicas, das 20h às 5h da manhã. Só poderão circular neste horário profissionais de saúde e de outros serviços essenciais, ou ainda pessoas que precisem acessar algum serviço de saúde. “Nós, que fazemos parte do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública, criando para adoção de medidas e monitoramento da pandemia do novo coronavírus, em Sobradinho, até o momento não consideramos a necessidade de medidas mais rígidas, como o ‘lockdown’. Estamos monitorando a evolução dos números, a taxa de isolamento social e o comportamento das pessoas em relação ao distanciamento social. Caso haja necessidade, poderemos flexibilizar ou intensificar as medidas restritivas. Tudo vai depender do número de casos nesta semana e da atitude dos moradores em respeitar as recomendações”, informou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários