O município de Sobradinho (BA), Norte da Bahia, continua se destacando no cenário de Atenção Primária à Saúde (APS). Desta vez, a cidade conquistou avaliação positiva nos indicadores de saúde no Vale do São Francisco, obtendo a nota 8.30, consolidando-se como referência em toda a região.
A APS, como o primeiro nível de saúde, engloba tanto no individual como no coletivo, atuando como uma porta principal de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo assim, ponto central de comunicação com toda a Rede de Atenção.
Adotado como o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, o programa Previne Brasil tem resultados ancorados no alcance dos indicadores das Unidades Básicas de Saúde. A pontuação reflete o comprometimento dos profissionais de saúde em assegurar o acesso à população aos serviços, respaldado pela Gestão Municipal, o que garante condições de trabalho para os profissionais que atuam na área.
“O Prefeito Cleivynho demonstrou sensibilidade ao manter integralmente as equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF), evidenciando seu entendimento sobre a importância dessas estratégias na promoção de uma atenção mais próxima e humanizada. Essa decisão impacta positivamente o acesso da população aos serviços essenciais de saúde. Além disso, sua abordagem estratégica na implementação do programa Previne Brasil reflete um comprometimento inequívoco com a qualidade do atendimento oferecido à nossa comunidade”, destacou a Secretária de Saúde, Josefa Moreira.