O Serviço de Assistência Socioambiental Campo Cidade (Sajuc) está empregando o Teatro de Bonecos em suas formações sobre o uso racional da água das cisternas de consumo humano. A primeira formação ocorreu na Creche Comunitária Gente Valente e contou com a presença de várias famílias rurais. Essas famílias serão beneficiadas com cisternas de 16 mil litros, uma iniciativa da Articulação do Semiárido (ASA) em parceria com o governo federal.
A Companhia Mamulengo, que tem divulgado a cultura popular em Sobradinho e cidades vizinhas por mais de 30 anos, apresentou histórias e causos por meio de bonecos. Reginaldo Ribeiro, um agricultor do Assentamento Vale da Conquista, expressou sua apreciação pela apresentação: “Achei muito engraçada a apresentação dos bonecos falando sobre os cuidados que as famílias precisam ter com a chegada das cisternas”.
Paulo Macedo, coordenador do Sajuc, ressaltou a importância do programa de cisternas para as famílias que enfrentarem períodos de estiagem no Semiárido. Ele informou que cerca de 200 famílias na área de atuação da entidade serão beneficiadas e que o Teatro de Bonecos é um recurso didático eficaz para orientar sobre a gestão correta da água.
As apresentações da Companhia Mamulengo também reforçarão outras formações para as famílias beneficiadas pelo Sajuc em Sobradinho e nos municípios de Sento – Sé e Casa Nova. A cultura popular, em parceria com as instituições, torna-se uma aliada na divulgação e na importância das alternativas de convivência com a região Semiárida.