Em nota, a equipe gestora da Escola Otacílio Nunes de Souza, em Petrolina, confirmou que um dos ônibus que levava estudantes para uma aula extraclasse em Sobradinho, no norte da Bahia, no último dia 31/08, quebrou, mas nega que os professores que acompanhavam o grupo tenham ficado passivos em relação ao imprevisto. Diferente do que diz a unidade de ensino, os estudantes relataram, através de uma carta de repúdio enviada a este Blog, que foram deixados “para trás”. Na nota, a escola esclarece, também, outros detalhes do fato e explica como os alunos voltaram para suas casas.
Acompanhem:
Sim. Nesta data, 31 de agosto de 2017, estudantes de 3º ano do Ensino Médio da EREM Otacílio Nunes de Souza saíram para uma aula extraclasse no Sítio Histórico nas proximidades de Sobradinho (BA), devidamente autorizados em documento assinado por seus pais e acompanhados por Professores. Aulas extraclasse é comum acontecer na escola, objetivando dinamizar e associar a teoria à prática, pois não se aprende apenas no chão da escola.
Somos uma escola viva. Nossos estudantes já estiveram em viagens a lugares como Bolívia, Acre, Recife, Serra da Capivara, Salvador e tantos outros, sempre acompanhados e muito bem assistidos por Professores e integrantes da equipe gestora da escola. Sempre foram e voltaram trazendo na bagagem a vivência do conhecimento, muitas experiências exitosas e histórias boas para contar. Infelizmente, desta vez, aconteceu de um dos ônibus atolar e depois quebrar. Coisa que pode acontecer com qualquer máquina.
Eram três ônibus, um dos quais pertencia à empresa Cabral Turismo, a qual foi informada logo de imediato pela gestão da escola que, ao saber do ocorrido, foi pessoalmente à Empresa, quando os professores que acompanhavam os estudantes chegando em área urbana de Sobradinho, telefonaram para a escola informando o ocorrido. A empresa Cabral Turismo ia providenciar outro ônibus para ir buscá-los, quando chegou a informação de que já tinham conseguido uma retroescavadeira para desatolar o ônibus.
Sim. Os seis professores que estavam na viagem com os alunos não ficaram passivos diante do imprevisto, tampouco os que estavam aqui na escola, como diz a nota postada neste blog, diga-se de passagem de forma irresponsável, sem verificar os fatos. Não houve abandono, não houve esse “deixar para trás”. O que houve foi a busca por ajuda e a espera dessa ajuda. Nossos estudantes, bem como seus pais, sabem e sentem todos os dias o zelo, o cuidado, o profissionalismo, o compromisso e o carinho que toda Equipe EREMONS tem para com eles, a partir do momento em que são acolhidos no bom dia até o momento de voltarem às suas casas.
O “cara do trator” que é citado na nota pelo blog, é esposo de uma professora da escola que se encontrava em Sobradinho e, a pedido dela e da escola, foi até o local para ajudar, levando inclusive alimentação para os estudantes. Foi através dele que a gestão da escola articulou e autorizou a contratação de dois micro-ônibus para trazerem os estudantes de volta, quando, por muito tentarem, não conseguiram a retirada do ônibus do atoleiro.
Aos nossos estudantes, cabe lembrar o enorme respeito e carinho que sempre tivemos e temos para com eles. Cabe lembrar que a viagem teve seus momentos bons, como mostram as fotos abaixo. Cabe lembrar a lição de união e solidariedade dos colegas no momento difícil, mesmo os que estavam nos outros ônibus e que queriam ajudar, porém os motoristas da outra empresa não tinham autorização para fazê-lo. E cabe lembrar a alegria do reencontro e do abraço na gratidão de todos voltarem bem às suas casas.
Aos pais, cabe a parceria com a escola nos momentos de alegria e festa, mas também nos momentos de entenderem que, uma situação como esta, poderia ter acontecido com seus filhos mesmo estando com os próprios pais e que, podem ter certeza, que toda equipe escolar estava empenhada todo o tempo em solucionar o problema. A nós, professores, cabe a reflexão de que tudo é aprendizado, mas sobretudo o não desistir de, cada vez mais, continuar realizando nosso trabalho como o fazemos sempre: com muito zelo e compromisso.
Equipe Gestora/ EREM Otacílio Nunes de Souza
Parabéns a todos professores. Pessoas sérias
E dedicadas. Que Deus abençoe vcs. Muito obrigado.
O Colégio Otacilio Nunes sempre teve muito compromisso para com todos, pois conheço tanto a instituição quanto os que dirigem este colégio. Todos muito comprometidos.
Aluno também sabe ser ingrato e impulsivo. Deveriam pedir perdão a gestão e aos professores. Imprevistos acontecem!
se já existisse o porte de armas, todos os alunos já teriam fuzilado os autores dessa façanha hahahahah