Sobre saúde pública, Maria Elena cobra maior responsabilidade de União e Estado

por Antonio Carlos Miranda // 25 de abril de 2023 às 19:32

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

Os problemas recorrentes na saúde pública de Petrolina levaram a vereadora governista Maria Elena (UB) a sair em defesa do prefeito Simão Durando (UB) e a cobrar veementemente das outras duas esferas uma maior responsabilidade para tentar reverter esse cenário. Dizendo-se “angustiada”, Maria Elena acredita que as políticas públicas para o setor poderiam ser mais eficazes se houvesse um maior comprometimento do Estado e do governo federal.

Ela disse entender que os prefeitos e vereadores sejam constantemente cobrados pela população, até porque são eles que convivem diariamente com essa realidade. Porém, segundo Maria Elena, os municípios são os que deveriam ter a menor responsabilidade por esse ‘caos’ que perdura na saúde.

O município é o menor, é o que menos tem pra investir e é responsável só pela saúde básica”, frisou a vereadora. Trazendo esse cenário para Petrolina, Maria Elena questionou, à exceção do Hospital Universitário (antigo Traumas), quais investimentos na construção de novos hospitais ou maternidades foram feitos a partir do município. Ela ainda relatou, com tristeza, o caso de uma moradora da Vila Marcela cuja família terá de desembolsar a quantia de R$ 8 mil para sua mãe ser submetida a uma histerectomia de emergência (retirada do útero por meio de cirurgia) porque não encontra atendimento em Petrolina nem em Juazeiro (BA).

E a gente faz de conta que esse problema não existe. A gente não cobra, o presidente não faz nada. E os governadores não fazem nada. Os prefeitos não fazem nada quando despacham com seus governadores. Os deputados não fazem nada quando despacham com o presidente da República, com os ministros. Só se resolve a questão da saúde pública quando houver uma transversalidade, e não sacrificar o prefeito, porque o prefeito não pode ser responsabilizar pela média e alta complexidade”, desabafou. Além de cobrar dos principais agentes políticos a se movimentarem para tentar resolver definitivamente o problema, a vereadora também fez um apelo à imprensa para que cumpra seu verdadeiro papel nesse contexto.

Sobre saúde pública, Maria Elena cobra maior responsabilidade de União e Estado

  1. Marcos Macedo disse:

    E a Prefeitura é só São João?
    Saúde e Educação é obrigação dos entes federados. Tem ler a constituição.

  2. Pé no Saco disse:

    É quando era Júlio Lóssio ela metia a madeira não tinha esse pensamento, agora como é do lado dela ela esqueceu o passado é culpa do estado e do governo federal,e as obra inacabadas é culpa de quem?

  3. JOSE PEDRO QUIRINO disse:

    O município tem responsabilidade maior na saúde pública, mas quem está no poder tem amigos e parentes com clínicas particulares, portanto desinteressa que os outros entes da federação invistam na saúde para população. Ou estou errado?

  4. Francesco disse:

    Espero que Raquel seja diferente e invista mais no São Francisco como um todo, principalmente na educação saúde, transporte e segurança. 500 anos de abandono, vendo investimentos só no litoral, deixou a nossa região uma pindaiba, sendo o Sertão a mais atrasada, a menos habitada e a de menor economia.

  5. Francisco Cruz disse:

    Não querem ter responsabilidade, fechem o município e entreguem as chaves ao Estado ou ao governo central.

  6. Marcius disse:

    E o município Maria Elena, vc só balança a cabeça. Todo mundo reclama da precariedade da área da saúde. São funcionários, são usuários e vc só enxerga que tá ruim quando é oposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários