Diante da grave seca que atinge a região, movimentos e organizações da sociedade civil produziram um conjunto de “Diretrizes de Convivência com o Semiárido” que será entregue na próxima quarta-feira (20), aos governos e ao Poder Legislativo nos níveis municipais, estaduais e federal. O objetivo da ação é contribuir com a construção de políticas públicas direcionadas à região mais afetadas pela seca.
As diretrizes apresentadas estão relacionadas aos seguintes eixos: tecnologias sociais; fortalecimento da infraestrutura hídrica e saneamento; reforma agrária e regularização fundiária; política agrícola; assistência técnica e extensão rural; educação contextualizada; soberania e segurança alimentar e nutricional; meio ambiente; e povos e culturas.
A decisão de reunir parceiros para a construção desse documento foi do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, por meio da Fetape, e da Arquidiocese de Olinda e Recife. A produção do texto foi subsidiada pelas experiências de convivência com o Semiárido desenvolvidas pela sociedade civil, nos diferentes estados do Nordeste.
Para o momento de entrega do documento, além de autoridades governamentais e parlamentares, são aguardados integrantes de organizações e movimentos sociais, bispos, padres, famílias agricultoras e lideranças sindicais, representando diferentes estados do Nordeste. A presidenta Dilma Rousseff recebeu um convite oficial para participar do evento, no ultimo dia 06, durante uma solenidade da Contag, em Brasília. No entanto, a sua presença ainda está sendo confirmada.
Apresentação e entrega do documento acontece a partir das 14h, no Auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Recife). As informações são da Fetape.