A Softex – uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) – lançou nesta terça-feira (19), numa solenidade realizada na Faculdade de Petrolina (Facape), o núcleo regional de Petrolina. Este é o segundo da Softex implantado fora do Recife. O objetivo é o de fortalecer e gerar negócios para as empresas de tecnologia da informação da região. A primeira ‘embaixada’, como estão sendo chamados esses núcleos regionais, foi inaugurada em fevereiro, em Caruaru, no Armazém da Criatividade, do Porto Digital.
“Petrolina é uma das cidades mais importantes cidades do nosso Estado e uma das mais importantes do Nordeste. Já temos empresas associadas aqui e queremos aproximar ainda mais todo o nosso ecossistema do Porto Digital a região de Petrolina e Juazeiro“, afirmou o presidente da Softex, Yves Nogueira.
A Facape será a sede na região do Vale do São Francisco, com a estrutura física e com a participação dos estudantes das graduações de ciência da computação e gestão da tecnologia da informação, que irão desenvolver programas com os profissionais da Softex.
“A Facape foi uma parceria local de grata surpresa, e tem um DNA muito importante pra gente que é a formação de pessoal. Um dos maiores gargalos do setor de tecnologia é a formação de mão-de-obra. Um dos nossos programas prevê a formação de mais de mil profissionais com recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia e Petrolina vai ser beneficiada com várias turmas desse programa de formação e a Facape é nossa parceira local“, concluiu Nogueira.
Na ocasião foi feita uma apresentação formal da entidade para os empreendedores e autoridades locais. Vários empresários do Recife e líderes de entidades do setor, como da Associação de Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro-PE), Laís Xavier, e do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação (Seprope), Gerino Xavier, participaram do evento.
Além deles, também prestigiaram a solenidade o prefeito de Petrolina, Simão Durando, o ex-prefeito e pré-candidato ao governo do Estado, Miguel Coelho, a diretora acadêmica Vania Lasalvia, o diretor executivo José Alberto Moura e a diretora financeira Ivony Dourado. além de professores dos colegiados de Ciência da Computação e de Gestão da Tecnologia da Informação, a exemplo da coordenadora de Computação, Cynara Carvalho.
“É uma parceria importante para a formação dos nossos alunos dos cursos de Ciência da Computação e de Gestão da Tecnologia da Informação, principalmente pela aproximação com o mercado de trabalho“, ressaltou a diretora acadêmica da Facape, Vânia Lasalvia.
História
A Softex atua há 24 anos em prol do fomento da transformação digital brasileira, criando, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação. É uma das principais referências de tecnologia e a aproximação com a cidade pode contribuir com o desenvolvimento econômico do município.