Sol vale menos que chuva?

por Carlos Britto // 06 de janeiro de 2013 às 17:32

Esta semana o País assistiu a mais um fato lamentável no Rio de Janeiro, onde famílias do pequeno município de Xerém ficaram sem casas – e algumas até sem parentes – por conta das fortes chuvas no estado.

Um drama que se repete, a cada ano.

Independente das promessas do governo federal, feitas em 2012 (nessa mesma época), em investir em ações preventivas, quando no mesmo estado fluminense os temporais deixaram um rastro de destruição, há um debate polêmico que pode surgir dessa questão sob a ótica da mídia.

Será que a dor provocada pela tragédia das chuvas é maior do que a da estiagem que dizima plantações, animais e até gente no Nordeste?

Claro que não. Tragédias são sempre tragédias, seja como venham, porque ceifam vidas. Mas a impressão deixada pelos principais veículos de comunicação do País é de que as chuvas valem mais que o sol. Seja no Rio, São Paulo ou em Santa Catarina.

A Grande Imprensa nacional prefere dar mais espaço à comoção por pessoas morrendo afogadas ou soterradas (principalmente quando, no centro dos fatos, existe um Zeca Pagodinho da vida tentando socorrer as vítimas) do que por cidadãos sem ter o que comer ou beber por causa da seca.

As tragédias deveriam ser vistas como uma só. Mas há diferenças. Não na dor, mas na forma de explorar a dor, que até nesses casos vem revestida de preconceito. Infelizmente.

Sol vale menos que chuva?

  1. Carlos Pires disse:

    Não só a mídia como os próprios nordestino de áreas que são irrigadas e não estão sofrendo com a seca.A exemplo esta a cidade de Petrolina que gastou milhões numa festa de são João que poderia ter ajudado muitas famílias que estão sofrendo com a seca.Sou empresário e trabalho com apicultura voltada a produção de mel para exportação na cidade de Remanso e região.São 10 municípios da BA e um Do PI um total de 380 famílias e mais de mil pessoas envolvidas.O que acho interessante e não é de hoje é que quando acontece catástrofes no Sul e no sudeste a rapidez que começam as campanhas e os nordestinos sempre fazem campanha para doações o mais rápido possível.Nós estamos há um ano com uma seca sem dimensões e não vejo campanha em no Sul e sudeste para nos ajudar.Claro que a situação lá é pior,pois as pessoas estão desalojadas e morrendo e temos sim que ser solidário.O que questiono é que não vejo o Nordeste se unir para ajudar os próprios nordestinos.Salvo o Governo que está criando medidas para amenizar a situação.Muita gente nem imagina como esta realmente a situação .Não falo só na produção de mel.Os danos dessa seca vai durar por anos,pois para reestrturar toda cadeia produtiva vai durar anos e se a seca continuar esse ano aí teremos problemas sem proporções .

  2. DANIEL SAMPAIO disse:

    Não vejo por esse lado. É claro que o povo nordestino sempre foi discriminado e suas lamentações não ouvidas, mas o fato não é esse. A seca mata aos poucos e uma enchente traz efeitos desastrosos imediatos. Se houvesse enchentes todos os dias no rio, assim como a seca afeta nosso povo no cotidiano, não seria novidade e com o passar dos dias as matérias se tornariam repetitivas e com isso não traria mais ibope para imprensa. Enfim, apesar de haver desastres no Rio, São Paulo e no sertão, todos os trabalhadores e moradores pobres desses locais sofrem com o descaso do poder público. Ou vc acha que o governo vai fazer alguma coisa para que não haja mais as enchentes daqui a alguns anos??? É claro que não!!! Cuidado, às vezes podemos dar um tiro no próprio pé.
    Daniel Sampaio.

  3. Gusmão disse:

    Zeca Pagodinho fique por lá aqui nos temos nosso Julio

    1. Carlos disse:

      É uma pena existir pessoas que fazem piadas com a desgraça dos outros…hoje são eles amanhã pode ser você …lembre em 2004 a situação que passamos.todos nós estamos sujeitos a passar por situações..lá zeca pagodinho tá ajudando…aqui o prefeito realmente ajudou na seca…gastando milhões com o são João e retirando carros pipas…não sou contra a festa..realmente o povo também precisa se diverti…só que numa situação de calamidade temos que ser solidários …

  4. Que pena! disse:

    Ui…

  5. Lelé disse:

    Matéria muito bem escrita. Parabéns Carlos Britto. Dispensa comentários.

  6. Vera Bacelar disse:

    Lá em Xerem tem Zeca Pagodinho defendendo o local onde ele nasceu, cresceu e vive até hoje – ele nunca esqueceu as suas origens. Voces estão esquecendo que no nordeste nós temos Ivete Sangalo, Fagner, Geraldo Azevedo, o Ministro da Integração Nacional,etc, sempre em defesa do povo nordestino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários