“Somos o país que menos cresceu no trimestre”, diz Mantega

por Carlos Britto // 03 de dezembro de 2013 às 15:45

Revista VejaO ministro da Fazenda, Guido Mantega, reconheceu o fraco desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre, mas ainda acredita que o PIB vá crescer 2,5% este ano. Em conversa com jornalistas nesta terça-feira (3), o ministro disse que o Brasil foi o país que menos cresceu no período, mas que isso foi resultado de uma alta forte nos três meses anteriores, o que prejudicou a base de comparação.

“Somos o país que menos cresceu entre todos os países do mundo nesse terceiro trimestre”, afirmou o ministro, se referindo ao conjunto de países do G20 e aos membros dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A economia brasileira recuou 0,5% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao anterior, que registrou avanço de 1,8% (dado revisado), segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a primeira queda do PIB desde o início de 2009, quando a economia caiu 1,6%.

No entanto, Mantega garantiu que a economia está numa trajetória de expansão gradual que deve continuar nos próximos trimestres, e defendeu que ainda é possível que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresça 2,5% neste ano.

“Acredito nisso. É o que se percebe pelo aquecimento da economia, pelo consumo. Este ano vamos crescer mais que o ano passado. A economia brasileira está em trajetória de crescimento gradual, e isso deve continuar nos próximos trimestres”, acrescentou o ministro.

Ele ressaltou ainda que o ano tem sido difícil em todo o mundo, pois nenhum país está conseguindo grandes crescimentos. “2013 é um ano ainda de crise, provavelmente o último ano de crise. Ano que vem esperamos cenários melhores”, concluiu. As informações são do Jornal do Brasil. (Foto: Veja Online)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários