STF decide por CPI ‘exclusiva’ da Petrobras

por Carlos Britto // 24 de abril de 2014 às 07:00

petrobrasA ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber atendeu na noite desta quarta-feira (23), a oposição e concedeu uma liminar que determina a instalação imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com foco apenas em suspeitas sobre a Petrobras. A decisão compromete a estratégia do governo de incluir na comissão apurações sobre o cartel de trens em São Paulo, o que atingiria o PSDB de Aécio Neves, e obras do Porto de Suape em Pernambuco, o que fustigaria o PSB de Eduardo Campos.

A ministra afirmou que o direito garantido à minoria de criar CPIs para investigar irregularidades não pode ser submetido ao crivo da maioria, como propôs o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) – ele pediu que o plenário da Casa analisasse a possibilidade de instalar a CPI ampliada. Assim, até que o mérito da causa seja julgado por todos os ministros do STF, Renan não pode submeter o assunto aos senadores.

Os governistas devem recorrer da decisão, o que levará a liminar a ser julgada pelo STF em prazo incerto. O recurso pode ser usado como argumento político pelos governistas a fim de retardar a instalação da CPI. Pela decisão de Rosa Weber, porém, os membros da comissão, assim como seu presidente e seu relator, já podem ser indicados pelos partidos.

Assinaturas

Os partidos oposicionistas querem uma investigação restrita à administração da Petrobras no governo petista, especialmente a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. A negociação teve o aval da então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. A presidente justificou sua decisão dizendo que a decisão foi tomada com base em um resumo executivo “falho”.

Com as assinaturas necessárias coletadas pelos partidos de oposição, os governistas buscaram alternativas para diluir possíveis prejuízos eleitorais para Dilma, que tentará reeleição.

Daí surgiu a tática de incluir na apuração o cartel e as obras do porto pernambucano. Renan comandou a operação – o peemedebista está atualmente de licença da Presidência do Senado porque vai participar da missa em ação de graças pela canonização de São José de Anchieta, a ser celebrada nesta quinta pelo papa Francisco na Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma. (Fonte: Estadão/foto reprodução)

STF decide por CPI ‘exclusiva’ da Petrobras

  1. Samuel Bezerra de Lins Silva disse:

    Caro MARIVALDO lógico que não.Então façamos a pergunta que todos os BRASILEIROS querem saber hoje o AÉCIO NEVES digo PSDB não quer investigar os MALFEITORES na administração TUCANA de SÃO PAULO e EDUARDO CAMPOS digo PSB o mesmo PSB do FERNANDO BEZERRA COELHO que tem seu irmão CLEMENTINO DE SOUZA COELHO pego pela PF Policia Federal junto com o DOLEIRO do momento PEDINDO DINHEIRO para ELE, ESPOSA e FILHO é esta pergunta Caro MARIVALDO que nós BRASILEIROS gostaríamos de ter uma resposta Porque o AÉCIO NEVES PSDB e EDUARDO CAMPOS PSB não QUERER investigar os MALFEITOS nas ADMINISTRAÇÕES de SÃO PAULO (METRO) e no PERNAMBUCO( PORTO).CERTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários