Sudene e IBGE disponibizarão levantamento detalhado sobre Nordeste

por Carlos Britto // 29 de janeiro de 2025 às 08:10

Foto: Ascom Sudene/divulgação

Empreendedores, pesquisadores e gestores públicos que desejam conhecer os detalhes econômicos, sociais e ambientais do Nordeste terão uma nova fonte de dados para consulta. A publicação Nordeste em Números foi anunciada nessa terça-feira (28) durante evento no Instituto Ricardo Brennand, na capital pernambucana, como o mais novo produto decorrente do acordo de cooperação entre a Sudene e o IBGE. O documento é um recorte regionalizado do Brasil em Números, obra nacional editada pelo Instituto e que chega à 32ª edição.

 A ação reafirma o papel da Sudene na construção do conhecimento sobre a sua região de atuação. A importância do ato foi destacada pelo superintendente da Autarquia, Danilo Cabral. “Estamos reposicionando a Sudene, devolvendo a ela o protagonismo de pensar o futuro e as oportunidades do Nordeste. A Região já cresce mais do que o Brasil. Não se faz planejamento sem ter informação que nos dê base para as decisões mais assertivas. E isso fundamentou a parceria com o IBGE. Este é um ponto de inflexão para avançarmos no processo de reconstrução da cidadania dos nordestinos. O Nordeste em Números é isso“, afirmou o superintendente.

O trabalho envolverá as equipes técnicas da Sudene e do IBGE, contando com a participação de estatísticos, economistas, geógrafos, entre outros profissionais. O trabalho também vai envolver representantes do Banco do Nordeste.

O documento vai tratar sobre os mais diversos e relevantes aspectos da realidade socioeconômica regional. Entre as informações retratadas, devem ser apresentados indicadores sintéticos que considerem a área da Sudene e o semiárido como territórios de análise, a exemplo do Produto Interno Bruto (PIB), Valor da Produção Agrícola Municipal (PAM), entre outros. A ideia é disponibilizar um instrumento robusto e confiável de integração de dados, sendo fonte para aperfeiçoar, sobretudo, a tomada de decisão da gestão pública, fundamentada em informações atualizadas e relevantes. Ao mesmo tempo, o Nordeste em Números busca apresentar o maior detalhamento possível do território para investidores que consideram a Região o próximo destino dos seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários