Após a Secretaria de Saúde do Recife informar que investiga um surto de “lesões cutâneas a esclarecer”, a prefeitura de Camaragibe, na Região Metropolitana, divulgou, nesta sexta (19), que também registrou ao menos 60 casos do tipo no Hospital Aristeu Chaves, principal emergência do município. Na capital, subiu de 79 para 88 o número notificações.
Os relatos dos pacientes são semelhantes nas duas cidades: muita coceira e ‘caroços’ vermelhos na pele, de causa ainda desconhecida. As secretariais municipais de Saúde estão realizando estudos para entender o que está acontecendo. Em Camaragibe, a maioria das pessoas que procuraram a emergência, nos últimos 15 dias, mora nos bairros de Ostracil, Aldeia e Tabatinga.
As unidades de saúde do município foram orientadas a notificar todos os casos suspeitos. A prefeitura pediu que as pessoas que apresentem sintomas sigam para um posto de saúde ou para o hospital. A Vigilância em Saúde de Camaragibe está analisando, caso a caso, o diagnóstico dos pacientes e também realizando um estudo entomológico.
Para isso, determinou a ida aos bairros para identificação de possíveis insetos ou artrópodes que estejam causando as intercorrências. A água da rede de abastecimento nas residências também está sendo coletada para análises. Foram realizados testes de Covid-19 e sorológico para arboviroses, segundo a prefeitura. (Fonte: G1/PE)