A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) suspendeu por tempo indeterminado, desde ontem (1), o calendário acadêmico de graduação e pós-graduação em todos os seus campi. A medida adotada pelo Conselho Universitário (Conuni), por ato do presidente do órgão, reitor Julianeli Tolentino, foi motivada em parecer da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) por meio do ofício nº 5/2020, no qual destaca o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região e do isolamento social recomendando pelas autoridades de saúde.
A suspensão do calendário acadêmico, conforme decisão nº 18/2020 Conuni, abrange todos os cursos presenciais de qualquer nível de ensino. De acordo com o documento, ficam mantidos estágios obrigatórios supervisionados, inclusive Internato e atividades das Residências Médica e Multiprofissional, condicionados às determinações dos locais de atuação dos estudantes e residentes, às recomendações das organizações de saúde, às diretrizes da Comissão de Gerenciamento, Elaboração e Acompanhamento de Ações de Prevenção do Coronavírus (Covid-19) e, garantia da oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os estagiários.
Atividades extracurriculares, de extensão e pesquisa, devem ser acordadas com os orientadores dos respectivos projetos, desde que também atendam às recomendações da Comissão de Gerenciamento, Elaboração e Acompanhamento de Ações de Prevenção do Coronavírus, à Portaria nº 1.329, 27/03/2020 – MCTI e outras determinações legais.