O Dia Nacional da Caatinga (28 de abril) será marcado por um seminário nesta quarta-feira (2), no Recife, com o intuito de promover a sustentabilidade do bioma. O evento é organizado pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco, com participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), entre outras instituições que integram o comitê. A programação ocorrerá das 13h30 às 18h30 no auditório da Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE.
O chefe do Escritório de Representação da Codevasf no Recife, Marcelo Teixeira, ressalta que o foco do evento deste ano – a sustentabilidade – vai enfatizar a proteção do bioma e das áreas já conquistadas, favorecendo maior visibilidade à atuação do comitê e às iniciativas exitosas da região.
“Estamos felizes com os esforços que estão sendo feitos para criação de novas Unidades de Conservação no Bioma Caatinga. Insistimos que o perfil da conservação nesse bioma passa também pelas categorias de uso sustentável que vão permitir fazer a difusão do potencial da Caatinga para a socioeconômica regional. Ainda é importante destacar a atuação do governo estadual, que vem fortalecendo o sistema de áreas protegidas”, explica.
Segundo Teixeira, a Codevasf tem papel importante na divulgação e na preservação da Caatinga, presente em boa parte da área de atuação da empresa, e no fomento à participação da juventude rural engajada no Projeto ‘Amanhã’ e no incremento de Arranjos Produtivos Locais típicos da região.
Ações
Entre os destaques das ações executadas pela Companhia em Pernambuco está a implantação de Unidades de Conservação da Caatinga. No município de Floresta, a Estação Ecológica Serra da Canoa, com 8 mil hectares, foi a segunda unidade criada no Estado. Já o Parque Estadual Serra do Areal e a Estação Refúgio de Vida Silvestre Riacho Pontal, com cerca de 6 mil hectares de vegetação nativa do bioma, foram criadas na área de reserva legal do Projeto Pontal, implantado pela Codevasf em Petrolina. As informações são da assessoria da Codevasf.