A prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos, reuniu-se no dia de ontem (27) com representantes de diversas secretarias e órgãos da gestão municipal, além da Neoenergia Coelba e da Construtora Luiz Costa (CLC) – empresa vencedora da licitação da Travessia Urbana. A ideia foi criar um grupo de trabalho intersetorial para acompanhamento das obras travessia, aguardada há vários anos pela população local. O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Berg da Carnaíba.
Durante a reunião, Suzana Ramos falou sobre a importância do grupo de trabalho com esse intuito. “O projeto será executado pelo Ministério da Infraestrutura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas o apoio de órgãos como a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), por exemplo, são essenciais para dar mais velocidade à obra e garantir a realização do sonho juazeirense da Travessia Urbana, que agora é uma realidade. Estou muito orgulhosa em poder destravar essa obra que ficou tanto tempo parada por causa de irregularidades no projeto“, frisou a gestora.
Representante da CLC, Thiciano Moreira Terceiro explicou que a construtora está ajustando os detalhes finais para o início das obras. “Nesse momento estamos organizando o canteiro de obras e nos programando bem antes da ordem de serviço, que deve ser assinada em torno dos dias 13 ou 14 de abril. Nossa expectativa é que essa obra tenha um andamento contínuo, sem paralisações, e que a gente possa entregar essa importante intervenção para o povo juazeirense“, declarou.
Orçado em quase R$ 160 milhões, o projeto prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra. A obra vai contar com a ampliação das faixas de rolamento, construção de viadutos e alças de acesso, entre outras melhorias.
Cronologia
Em outubro de 2021, a prefeita participou de uma reunião na sede do DNIT, em Salvador, onde recebeu a notícia da confirmação da data de abertura dos processos licitatórios e a contratação da obra. Já em 30 de março de 2022, Suzana Ramos e o então ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciaram a fase de conclusão do projeto e o início da licitação. Em 14 de dezembro desse mesmo ano, o deputado federal Adolfo Viana e o deputado estadual Jordávio Ramos conquistaram R$ 53 milhões para o início das obras. O recurso foi garantido no orçamento de 2023.