O início das obras da Travessia Urbana de Juazeiro (BA) deve dar à prefeita Suzana Ramos (PSDB) o ingrediente que precisa para alavancar seu projeto de reeleição em 2024. Mesmo com o ritmo de trabalho que vem ditando desde o primeiro dia do seu mandato, a gestora não é uma unanimidade entre a população.
Além disso, Suzana saiu das eleições do ano passado apenas com seu filho Jordávio Ramos (PSDB), eleito para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e o federal Adolfo Viana (PSDB), que conseguiu se reeleger. E só.
Tanto do governo estadual quanto do federal, a prefeita de Juazeiro é adversária. Evidente que Suzana tem seu traquejo político para manter uma relação diplomática com ambos. A Travessia Urbana é prova disso.
De responsabilidade do governo federal, a travessia é aguardada há décadas pelos juazeirenses e estava completamente travada. O presidente Lula recentemente confirmou que vai entregar a travessia. O petista tem aliados em Juazeiro, inclusive os ex-prefeitos Isaac Carvalho e Paulo Bomfim, os quais não conseguiram tirar a obra do papel.
Quis o destino que, na gestão de Suzana, esse sonho dos juazeirenses pode virar uma realidade. Mesmo que Isaac e Bomfim também tirem os louros dessa conquista por serem aliados de Lula, não resta dúvida que a grande beneficiada politicamente será a prefeita. A travessia seria um grande trunfo para Suzana, que em 2024 terá de enfrentar um cenário completamente oposto daquele em que conseguiu se tornar a primeira mulher a comandar o município. Contra ela, agora, estarão as mesmas lideranças que a ajudaram a chegar à prefeitura em 2020. A batalha não será fácil.
Sra. Suzana Ramos veio pra ficar, excelente prefeita. Parabéns SUZANA.
Sério que essa reportagem está dizendo que Lula é responsável por essa obra? Será que estou enganada em lembrar que quem tirou do papel essa travessia foi Bolsonaro? Estou enganada em dizer que Lula já pegou o trem andando? Vamos ser sérios e honestos e dar a Cesar o que é de Cesar, ou seja, dar os devidos créditos ao ex-presidente Bolsonaro. Foi ele que destinou verba para a travessia. O Lula apenas está cumprindo o que já estava assinado e acordado. Vamos deixar de ser bajuladores e sermos honestos, pelo menos uma única vez. Dar o crédito dessa obra para Suzana é forçar muito a barra. A cidade está abandonada, os bairros estão sujos e cheios de matos, as ruas mais parecem queijo suíço de tanto buracos. Aí querem reeleger a prefeita por conta de uma obra que está séculos atrasada. Isso parece piada, se não fosse tão sem graça.
Deve ser uma obra municipal, ao menos no marketing.
Dar crédito para Bolsonaro? Em quê? O que foi que Bolsonaro fez em relação a isso? Estou por fora.