Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Juazeiro (BA) será totalmente reformada e requalificada, desta vez no Bairro Tabuleiro. A prefeita Suzana Ramos autorizou a licitação para a obra, cujo Aviso 009/23 foi publicado pela Secretaria de Saúde (Sesau) no Diário Oficial do Município (DOEM), edição de segunda-feira (21). No próximo dia 6 de setembro será realizada a concorrência na modalidade ‘Tomada de Preços’, para selecionar a empresa que vai executar a obra da UBS do Tabuleiro.
“Até o final do ano ainda vamos divulgar muito mais obras na saúde para garantir um atendimento de qualidade e humanizado aos cidadãos que procuram o serviço de saúde, pois todos precisam e merecem ser tratados com dignidade. Em menos de uma semana já publicamos dois editais na saúde: a requalificação da UBS Vila do Jacaré e agora a UBS do Tabuleiro. Muitas outras obras já estão acontecendo, como a reforma das UBSs de Massaroca, que está em fase final, Itamotinga, Carnaíba, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Centro, os Centros de Saúde 1 e 2, a requalificação do Canil Gatil, sem contar as mais de 10 UBSs que já entregamos totalmente requalificadas, entre outros equipamentos“, relembrou a prefeita Suzana Ramos.
O secretário de saúde, Allan Jones, destaca que todas as requalificações são baseadas na área e população que são atendidas pelas unidades de saúde. “Tem locais como a zona rural, que são muito distantes da sede e que a estrutura precisa oferecer mais conforto e serviços aos usuários. Nossas equipes fazem projetos das obras a partir de estudos que apontam todas as necessidades. No momento temos mais processos licitatórios em andamento e outros previstos para começar em breve“, disse.
Mais ações
A gestão municipal já entregou mais de 10 unidades de saúde na sede e zona rural, e mais de 20 consultórios odontológicos foram reativados. Foi entregue o CAPS AD III na modalidade 24 horas, totalmente reformado; a nova sede do Cerest com carro 0 Km; e a reestruturação da sala vermelha da UPED.
Semanalmente, a prefeitura tem investido em mutirões de saúde a exemplo das ultrassonografias realizadas na Policlínica Municipal, o Saúde em Movimento (que no aniversário da cidade ofertou 18 especialidades médicas), além de exames, APS Itinerante e Laboratório Itinerante, eventos que buscam reduzir a demanda reprimida nas comunidades.