A prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos, viu com satisfação o anúncio feito pelo presidente Lula na última sexta-feira (10), de retomar as obras da Travessia Urbana. A informação foi dada por Lula feito durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, que teve entre suas pautas o tema infraestrutura e retomada de obras em todo o Brasil.
A prefeita lembrou sua luta desde os primeiros dias de governo para destravar a obra, tão sonhada pelos juazeirenses e todo o Vale do São Francisco.
“Desde que assumi a gestão de Juazeiro, fizemos diversas articulações através de lideranças políticas como o deputado federal Adolfo Viana e parceiros do nosso município, para destravar a obra da Travessia Urbana, que vai promover a duplicação do lado baiano da Ponte Presidente Dutra e todo trecho da BR-407 que vai até o contorno do Mercado do Produtor. Uma grande intervenção que vai desafogar o trânsito, melhorando a mobilidade urbana de nossa cidade. Não tenho dúvidas que essa grande obra vai acontecer em nossa cidade e vai trazer desenvolvimento e mais crescimento“, destacou Suzana Ramos.
Várias foram as reuniões e as vezes que a prefeita foi a Brasília (DF) ou à Superintendência Regional do DNIT em Salvador (BA), para buscar a viabilização da obra e acompanhar o andamento do processo da mesma, confira algumas delas.
Em maio de 2021 esteve na capital federal e se reuniu com o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que determinou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a atualização dos estudos de viabilidade da obra da Travessia Urbana de Juazeiro. Em outubro Suzana participou de reunião na sede do DNIT, em Salvador, onde recebeu a notícia da confirmação da abertura dos processos licitatórios no mês de novembro e a contratação da obra ainda em dezembro.
Em 30 de março de 2022 a gestora recebeu em Juazeiro o então ministro Tarcísio de Freitas, o qual anunciou que o projeto da Travessia estava em fase de conclusão e deveria ser licitado em maio. Em maio ela voltou ao DNIT, em Salvador, para acompanhar o andamento do processo para as obras da Travessia Urbana, prometidas pelo governo federal para iniciar no segundo semestre de 2022.
A obra
É realizada pelo governo federal, via Ministério da Infraestrutura e DNIT, possui um orçamento de quase R$ 160 milhões. Segundo o órgão, o processo de licitação está em andamento, com a análise da documentação da empresa pela equipe técnica. Recentemente foi anunciado que parte do recurso para execução da obra, um montante no valor de R$ 53 milhões (correspondente a aproximadamente um terço do valor da obra) já está garantido no orçamento da União para 2023.
Agora temos Presidente, porque nos ultimos seis anos o nordeste esteve meio que descartado.
Parabens à LULA.
Deixou a discriminação no chinelo.
Melhor esperar caladinhos
Essa lengalenga já é demais conhecida por nós.
Nada de comemorar antecipadamente.
Att
Pesquisa primeiro antes de falar o que não sabe! O Nordeste não ficou 6 anos descartado! Transposição do Rio concluída, quase 1 milhão de beneficiados do Casa Verde Amarelo, mais 3 bilhões de investimentos em Canal do Sertão Alagoano (AL), o Cinturão das Águas do Ceará (CE), a Vertente Litorânea Paraibana (PB), a Adutora e o Ramal do Agreste Pernambucano (PE), e a Barragem de Oiticica (RN)…
Pode comemorar mesmo, se fosse o ditador ladrão de jóias no poder, nem sonhando.
Enquanto um é ditador e ladrão de joias, temos um q roubou o país mais q todos os presidentes, os 2 imperadores e o reinado todinho de Portugal!