Candidata a prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos (PSDB) reuniu-se com professores, aposentados e pensionistas nesta sexta-feira (16) para ouvir demandas da categoria, a qual diz se sentir “desvalorizada”. Segundo os servidores, não estão sendo pagos benefícios como VPNI (Vantagem Pessoal Nominalmente), Licenças Prêmio e FGTS que os professores aposentados não recebem.
Eles também reclamam da alíquota referente à contribuição de inativos e pensionistas no percentual de 14%. Segundo lei federal, essa alíquota deve ser de 14% em munícipios com déficit previdenciário ou ajustada progressivamente de 7% a 22%. O Município de Juazeiro tinha optado pelo menor percentual na cobrança da alíquota, mas em maio deste ano, durante a pandemia, os servidores foram surpreendidos com aumento do imposto votado pela Câmara de Vereadores, com ajuste de 11% para 14%.
“Nós somos gente, estamos vivos e fazemos parte da administração pública. Então a gente veio dialogar com a candidata com o objetivo de valorizar a nossa categoria. Vamos estar aqui unidos, juntos e fortes para eleger uma candidata que tem como principal objetivo o ser humano, o povo e a gente”, afirmou Maria Zélia, professora aposentada. Ontem, inclusive, a categoria fez um protesto pacífico pelas ruas da cidade, indo para a frente do paço municipal.
Compromisso
Suzana reafirmou aos professores, aposentados e pensionistas do município de Juazeiro seu compromisso em cuidar não apenas da categoria, mas de todos os cidadãos que sentem falta de ações do poder público nesses últimos tempos.