A prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos, e o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, receberam na terça-feira (28) uma comitiva de pipeiros que atuam no município. Na ocasião, a gestora reforçou o compromisso com esses profissionais no intuito de garantir a continuidade da Operação Pipa, cujo objetivo é realizar ações complementares de apoio à distribuição de água potável às populações atingidas por secas. Juazeiro segue com decreto de emergência em virtude da estiagem.
“Através da gestão Suzana Ramos, a Prefeitura de Juazeiro entende a necessidade da população, por isso vem abrindo espaço e dialogando alternativas com os pipeiros. A Operação Pipa é um programa do governo federal, mas que beneficia a nossa população do interior, e, devido aos aumentos recorrentes no valor dos combustíveis e à falta de reajuste no repasse da União à categoria, quase metade deles já desistiu de atuar na região. A isenção do Imposto sobre Serviço (ISS), que já acontece em outros municípios, vai garantir a prestação do serviço e amenizar a perda financeira da categoria“, explica Ramiro Cordeiro.
A sugestão de isenção do ISS para os pipeiros, de autoria do vereador Dionísio Gomes, será encaminhada a Suzana Ramos, que deve elaborar um projeto do Executivo e enviá-lo à apreciação da Câmara de Vereadores.
A operação
A Operação Pipa, do Exército, e a Operação Água Potável, do Governo da Bahia, trabalham em cima de critérios e estatísticas. Dentro dessa perspectiva, um pipa de 8 mil litros é suficiente para atender 11 pessoas durante 30 dias. Por conta da demanda e para reforçar o apoio às famílias da zona rural, a Defesa Civil de Juazeiro vai fazer um novo levantamento no sentido de garantir um melhor abastecimento, que acontece através de captação do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).