A poucos dias que antecedem o Carnaval, o clima da folia já contagiou os pernambucanos nos quatro cantos do estado. Em Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, por exemplo, o calendário do evento promete ser um dos mais animados dos últimos anos.
Com apoio da Fundarpe, a prefeitura municipal organizou um Carnaval multicultural, com atrações para todos os gostos. Nos três pólos montados para a festa, passarão a Orquestra Show de Frevo, a Turma do Pinguim, Ópera Show, Banda 40 Graus e a Banda Vizzu, além dos blocos carnavalescos de rua.
Como não poderia ser diferente, a irreverência também é a marca da folia momesca em Afogados. Uma das figuras mais divertidas é o Tabaqueiro, que tem origem quase que simultânea às tradições do Carnaval de rua do município.
Homens, mulheres e crianças vestem-se por completo, ocultando inclusive as mãos, e usam máscaras cobrindo toda a cabeça, de modo que não possam ser reconhecidos. Relhos e chocalhos são acessórios obrigatórios aos mais tradicionais. Sozinhos, em pequenos ou grandes grupos os tabaqueiros percorrem ruas e pontos de concentração, divertindo uns, assombrando outros e eternizando uma das tradições mais populares do Carnaval afogadense.
Animado o carnaval Pernambuco à fora hein?
Como diria o matuto : “que nem que o nosso” aqui em Petrolina…
Já não temos prefeito, agora não teremos carnaval.
Quando digo já não termos prefeito, faço apologia ao fato de ter um prefeito inerte, que só cuida das pessoas (dele). Vá trabalhar Doutor!
ehuehuehue
UÉ!! vem cimbora pra Afogados da Ingazeira!! será sempre bem vindo! paii…
:D
eu acho que o carnaval de afogados e o melhor e com os tabaqueiros fica encrivel