A Secretaria Nacional de Política Agrícola autorizou o pagamento dos benefícios relativos do Garantia Safra 2016/2017 (excepcionalmente) e 2018/2019 aos agricultores que aderiram ao programa. Referente a 2016/2017, um único município será beneficiado: Tabira (PE), no Sertão do Pajeú. O pagamento excepcional se deu porque na época apenas três municípios dessa região ficaram sem receber (Afogados da Ingazeira, Tabira e Solidão).
Em Afogados o prefeito Jose Patriota conseguir reverter e o pagamento aconteceu. Através do governo municipal, Conselho Rural de Desenvolvimento e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), o município recorreu até mesmo à justiça comum por entender que se enquadrava nos critérios do programa.
Os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. Quanto ao Garantia Safra 2018/2019, foi autorizado pagamento apenas para alguns municípios dos estados da Paraíba, Bahia e Minas Gerais. Tabira e outros municipais do Pajeú seguem fora. Com a colaboração de Anchieta Santos/para o Blog