Após tentar incursões anteriores na política, incluindo sua candidatura a deputado federal em 2018 pelo Partido Verde (PV) e em 2022 pelo pelo Republicanos, Targino Gondim finalmente concretiza seu ingresso no cenário político de Juazeiro (BA), com a indicação oficial nesta sexta-feira (27) para ocupar o cargo de secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) da prefeitura. A nomeação marca um novo capítulo na trajetória do artista, que é bem conhecido na cidade pela sua atuação na área cultural.
Com raízes profundas na cultura local e formação originária na área, Targino Gondim traz consigo uma vasta experiência no universo artístico, e agora terá a oportunidade de colaborar diretamente com as políticas públicas voltadas para esses setores essenciais da cidade. O profissional, que já se envolveu diretamente nas campanhas eleitorais passadas, assumirá um papel de destaque, com a missão de promover e apoiar os artistas locais, fomentar o turismo e fortalecer as iniciativas esportivas do município.
Expectativas para a gestão
A experiência adquirida em sua candidatura anterior, embora não tenha sido bem-sucedida, lhe proporcionou uma visão mais ampla sobre os mecanismos e desafios da gestão pública. A nomeação de Targino é vista com entusiasmo por artistas e profissionais da cultura de Juazeiro. Com sua bagagem e conhecimento, ele é visto como um aliado que pode trazer soluções inovadoras e eficazes para as demandas do setor, que frequentemente busca mais apoio institucional para seu desenvolvimento.
Agora, com o cargo de secretário municipal, Targino Gondim se prepara para um novo desafio, com a missão de unir as vertentes culturais, turísticas e esportivas para promover o desenvolvimento de Juazeiro.
Carreira
Targino é sanfoneiro, cantor, compositor e considerado um dos maiores nomes do forró brasileiro. Vencedor do Grammy Latino com a sua canção “Esperando Na Janela”, Troféu Caymmi, Prêmio da Música Brasileira, fez filmes como ‘Eu,Tu, Eles’, ‘Gonzaga de Pai Pra Filho’ e foi apresentador programas de TV para o Canal Futura. É criador e curador de cinco importantes festivais na Bahia: Festival Internacional da Sanfona, Festival de Forró de Itacaré, Festival de Forró da Chapada, Conecta Boipeba e o Conecta Chapada.