Taxa para abate de animais em Juazeiro é definida em reunião

por Carlos Britto // 25 de novembro de 2009 às 20:54

abateAs discussões sobre os preços cobrados aos criadores de caprinos e ovinos para o abate de animais pelo Matadouro Público Municipal chegaram ao fim. Em reunião realizada na tarde de ontem (24), na Secretaria de Agricultura, ficou acordado entre o poder executivo, o poder legislativo, criadores, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Abatal uma redução do valor do abate de R$ 12 para R$ 9.

A partir de hoje (25), a nova taxa já foi cobrada pelo matadouro. Para Emerson José da Silva, representante dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o novo preço irá beneficiar toda cadeia, inclusive o consumidor.

“Nós nos reunimos ao longo dessas semanas e chegamos a um consenso. Acredito que o produtor irá ficar satisfeito, principalmente o comerciante e o comprador de bode”, concluiu.

Taxa para abate de animais em Juazeiro é definida em reunião

  1. Pedro A Silva disse:

    Que carne gostosa e complicada!
    O grande problema agora deve ser a quantidade diária de caprinos e ovinos minima para funcionar o Abatal. Espero que essa empresa supere as distancias e consiga com um bom preço adquirir animais no campo. Assim será bom para toda a cadeia produtiva.
    Uruguai vende carne ovina(nos grandes centros e até no bodódromo) de agosto a fevereiro,pois tem uma safra grande,somente depois dessa fase,o Brasil consegue ocupar o espaço.Ou seja os brasileiros consomem a safra do Uruguai inteira depois a do próprio Brasil e finalmente falta carne. Basta esta informação para perceber como é fabuloso o tamanho do mercado..
    Mas falta homogeneidade de sabor nas carnes caprina e ovina. Necessita-se de uma especificação grande das carcaças para melhor igualar o sabor;por exemplo :carcaça de caprinos machos:de femeas:de castrados:de não castrados:de ovinos machos: de femeas: de castrados: de não castrados:de lanados:de deslanados…Por conta disso( e de outras coisas) muitos frigorificos vão protelando o beneficiamento de carnes caprina e ovina.Quando não se consegue repetir o sabor então não é possivel fixar o hábito do consumo.Isso explica a ausencia de carne caprina e ovina em muitos cardápios.Obter o mesmo paladar será sempre um mistério .Finalizando parabéns a Camara de vereadores e a todos que participaram dos debates e que chegaram ao consenso. Não mesmo complicada essa carne?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários