O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, recebeu o presidente da Associação Municipalista (Amupe), Marcelo Gouveia, e a secretária de Educação do Estado, Ivoneide Dantas, para discutir os resultados do Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE), que apontou problemas e baixo desempenho na política pública de alfabetização dos municípios pernambucanos.
“Nós construímos esse índice a partir de um núcleo – legislação, dotação orçamentária, capacitação de alfabetizadores, material de apoio, monitoramento do aprendizado -, sem o qual não é possível avançar na alfabetização de forma adequada”, explicou o presidente do TCE-PE.
Reunião
Pascoal anunciou a realização de uma reunião online com prefeitos dos 184 municípios pernambucanos, no próximo dia 19, para apresentar os resultados do ICA/TCE e comunicar a formalização de um convênio envolvendo TCE-PE, Amupe, SEE e Undime com o objetivo de enfrentar as falhas identificadas.
A secretária Ivoneide Dantas falou sobre os esforços do Estado e elogiou a cooperação institucional. “Queremos dizer ao TCE-PE que contem com a gente para melhorar os nossos indicadores, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental. Se não trabalharmos juntos, não teremos o sucesso que esperamos”, afirmou. Já Marcelo Gouveia lembrou que a pandemia prejudicou os esforços dos municípios na educação básica. “Quem vinha em uma crescente, ou estagnou ou caiu”. Ele acrescentou que “a Amupe vai trabalhar para que, juntos, possamos melhorar ainda mais os nossos indicadores”.
Também participaram da reunião a secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva; a diretora de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes; a gerente de Fiscalização da Educação do TCE-PE, Nazli Leça; e o chefe do Departamento de Controle Externo da Educação e da Cidadania. As informações são do TCE-PE.