TCE-PE interioriza Escola Pública de Contas e ministrará cursos em Petrolina

por Carlos Britto // 18 de abril de 2017 às 08:00

Uma iniciativa inédita do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), por meio da Escola Pública de Contas, vai preparar melhor os servidores de prefeituras e repartições, sejam do Executivo ou do Legislativo, nas próprias cidades, sem a necessidade de ter que se deslocar à sede do órgão, no Recife. A iniciativa do diretor da escola, o conselheiro João Campos, começou pela cidade de Bezerros, no Agreste, no começo deste mês. Nos próximos dias 26 e 27 será a vez de Petrolina, no Sertão.

Para divulgar o novo formato da qualificação dos servidores públicos por meios de capacitações do TCE-PE a auditores da Escola Pública de Contas, o auditor Dárcio Rossiter Filho e o chefe da inspetoria regional do órgão em Petrolina – que abrange 24 municípios – André Zaidan estão visitando oito cidades entre os Sertões do São Francisco e do Araripe, divulgando o novo formato de capacitação e conversando com os gestores acerca da melhor qualificação que seus servidores necessitam.

“Essa interiorização veio ajudar os municípios, uma vez que os recursos estão mais escassos. Então o Tribunal selecionou um técnico do órgão para ministrar os cursos destinados aos servidores”, disse Dárcio, gerente da escola.

Em Petrolina, a preparação começará com o curso sobre Temas Relevantes de Gastos com Educação, que visa a orientar e gerir melhor e dentro da lei os recursos do Fundeb. Será ministrado das 8h30 às 18h, com 15 horas de duração. Ao final, os participantes receberão certificados. No próximo mês, os TCE-PE retorna à maior cidade do Sertão para ministrar, de 8 a 12 de maio, o curso sobre Controle Interno. A capacitação será ministrada no auditório da Inspetoria Regional em Petrolina, que tem capacidade para 40 pessoas.

“Mas isso não quer dizer que não possamos levar o curso a outros espaços e cidades. Quem vai nos dizer qual é sua demanda sãos os municípios”, explicou Dácio, acrescentando que o chefe da inspetoria do TCE-PE na região coordenará o trabalho. “André já entrou em contato e vários municípios se interessaram pela qualificação. Em Bezerros, o interesse for tão grande que tivemos que encerrar as inscrições, porque não tínhamos como receber mais gente. Talvez tenhamos que reeditar o curso”, acrescentou o gerente da Escola, lembrando que não só servidores municipais, mas os das câmaras municipais também devem participar, porque são quem fiscaliza as gestões.

Aceitação

André Zaidan frisou que a interiorização da Escola vem tendo grande aceitação dos gestores. “O pessoal que está começando as gestões agora está tendo muito interesse. É uma forma de preparar melhor os funcionários para evitar problemas na gestão”, concluiu o chefe da inspetoria regional  em Petrolina .Além da cidade, os auditores visitarão as prefeituras de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Salgueiro, Trindade, Orocó, Bodocó e Santa Cruz.

TCE-PE interioriza Escola Pública de Contas e ministrará cursos em Petrolina

  1. Sempre A|tento disse:

    Então isto quer dizer que não será mais necessários os senhores vereadores e funcionários da câmara municipal de Petrolina e região ” GASTAR NOSSO DINHEIRO COM DIÁRIAS PRA ESTES CURSOS”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários