Os direitos da Primeira Infância em Pernambuco serão tema de um seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no próximo dia 3 de abril, das 8h às 17h, no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife. O encontro deve reunir prefeitos dos 184 municípios pernambucanos, além de gestores públicos, autoridades locais e especialistas no tema. A ocasião servirá para fortalecer o compromisso da gestão pública de atuar para garantir os direitos das crianças de zero a 6 anos de idade no Estado. Neste sentido, o Tribunal de Contas vai oferecer apoio técnico-pedagógico para o desenvolvimento de ferramentas como planos municipais.
O evento contará com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A abertura será feita pelo presidente do TCE, conselheiro Ranilson Ramos, e dois painéis, contendo diversas palestras: o primeiro, no turno da manhã, abordará os desafios e perspectivas para o financiamento das políticas públicas para a primeira infância; o segundo, que ocorrerá a partir das 14h, será sobre os caminhos para um plano municipal pela primeira infância sustentável.
Entre os palestrantes confirmados estão os representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Kassia Ribeiro e Denis Larssen; a responsável por diversas ações para execução do Pacto Nacional pela Primeira Infância, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, Ivania Ghesti; e o professor Vital Didonet, da Rede Nacional Primeira Infância. O seminário receberá, ainda, a colaboração da superintendente executiva do Instituto da Infância do Ceará, Luzia Laffite; da secretária executiva da Primeira Infância do Recife, Luciana Lima; e da coordenadora da Rede Estadual Primeira Infância de Pernambuco, Solidade Menezes. Diego Maciel, que está na organização do evento, também ministrará uma palestra.
Para participar do seminário, bastar acessar o link ou entrar em contato com (81) 3181-7928.