A categoria dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em assembleia, manifestou apoio à doação de um terreno da universidade para a construção da sede da Polícia Federal (PF) em Juazeiro (BA). A categoria se posicionou positivamente para o pleito, obtendo o seguinte resultado: 52 votos ‘sim’ (74%), 12 votos ‘não’ (17%) e 6 abstenções (9%). A votação demonstrou o desejo da categoria que será respeitado e efetivado pelos conselheiros representantes da Categoria TAE no Conselho Universitário (Conuni).
“A universidade tem o papel de fornecer ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de desenvolver os territórios onde estão inseridas. Esse desenvolvimento passa também por decisões institucionais de apoio, parcerias e cooperação técnica”, diz a nota enviada pelos conselheiros.
“A doação de terrenos, áreas, prédios, instrumentos, etc é comum em instituições públicas para fomentar o funcionamento e ajuste das atividades desenvolvidas pelo equipamento público. A Univasf já recebeu diversas doações ao longo da sua história”, continua.
A escolha da área da Univasf aconteceu a partir do resultado do serviço de inteligência e logística da PF, em relação ao posicionamento estratégico desse tipo de delegacia em Juazeiro, envolvendo riscos aos usuários do serviço, bem como a viabilidade tática e operacional das ações do órgão.
A Univasf tem 135.234,22 m² de área construída dentro de 3.387.100,62 m² de área total dos terrenos. A área solicitada pela PF, de aproximadamente 5 mil m², representa 3,44% da área total do campus de Juazeiro. Considerando apenas as áreas disponíveis e não construídas, esse indicador passa para 4,5% da área total livre e não ocupada no campus.
Posicionamento do Sindicato dos Docentes
Em 29 de fevereiro deste ano, o Blog publicou uma nota da Assembleia da Seção Sindical dos Docentes da Univasf (SindUnivasf) repudiando a atitude e fala do Reitor, Professor Télio Leite, que, em reunião ordinária do Conuni, realizada no dia 23 de fevereiro de 2024, declarou apoio à proposta da PF para que a Univasf doasse parte do terreno do Campus Juazeiro para a construção da sua sede. A SindUnivasf não é contrária a presença da PF em Juazeiro, mas entende que não é justificável que esta instituição precise de terreno da Univasf para construção da sua sede.
Parabéns ao Técnicos do Adminstrativo da Univasf, foram bem sensatos nesse apoio.
Só não é compreensível a justificativa para que o Sindicato dos docentes discorde da doação do terreno para construção de uma delegacia da Polícia Federal.
A sociedade quer saber o motivo…
Parabéns aos técnicos foram muito honrados, ao contrário dos estudantes que muitos são a favor do errado, a favor do mal, falo como estudante vejo todo dia os estudante apoiando tudo que há de errado.
E que todos saibam e conheçam a verdade. UNIVASF Jamais foi construída por Osvaldo Coelho. E sim, por Luiz Inácio Lula da Silva. Falo porque sei da história. Na época, senhor Osvaldo Coelho, queria trazer uma universidade particular. Todos estudantes, uneb, FFPP e Piauí se uniram e foi feito um abaixo assinado para barrar, tal universidade particular. Escrevo porque participei como representante de sala.