Os angolanos que participaram de um curso de capacitação em aquicultura pela Codevasf receberão os diplomas nesta segunda-feira (27) das mãos do presidente da Companhia, Elmo Vaz. A solenidade acontecerá às 15h30, na sede na 4ª Superintendência Regional da Codevasf, em Aracaju. O curso durou seis meses e foi realizado no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, em Neópolis (SE).
A capacitação foi fruto de um acordo de cooperação internacional firmado em julho de 2012 entre a Companhia e o Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal e da Aquicultura (IDPAA), do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas da República de Angola. Entre as autoridades presentes ao evento de amanhã está o diretor geral do IDPAA, Nkosy Luyeye.
A formação irá contribuir para que Angola opere centros de apoio à pesca, semelhantes aos administrados pela Codevasf, os quais, a princípio, têm o objetivo de atender à piscicultura familiar e promover o desenvolvimento da aquicultura daquele país.
Incentivo
A Codevasf opera e mantém hoje sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, sendo dois em Minas Gerais (Três Marias e Gorutuba) e na Bahia (Ceraíma e Xique-Xique), e um nos estados de Pernambuco (Bebedouro/Petrolina), Sergipe (Betume) e Alagoas (Itiúba). Além disso, a empresa participa da implantação de um Centro de Referência em Pesca e Aquicultura localizado em Parnaíba, no Piauí.
Esses centros foram concebidos para servir de base a ações focadas no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de reprodução, larvicultura e alevinagem de espécies de peixes nativas, como também de pesquisa e monitoramento da qualidade da água da bacia do São Francisco, produção de alevinos para o repovoamento de seus mananciais, fiscalização, educação ambiental, capacitação e gestão integrada dos recursos pesqueiros da bacia. (Fonte/foto: Ascom Codevasf)