As novas tecnologias utilizadas nas ações de captação e tratamento de água de chuva no âmbito do programa ‘Água para todos’ foram o tema da aula especial proferida pelo coordenador regional do programa no norte da Bahia, Joselito Menezes de Souza, técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
A aula integrou o curso de Especialização em Metodologias Participativas Aplicadas à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro (BA).
A palestra teve como foco divulgar formas eficientes de tratar a água de chuva para fins de potabilidade, com vistas a atender aos dispositivos da Portaria Nº 2914, do Ministério da Saúde. A proposta é apresentar à comunidade tecnologias de baixo custo e de fácil acesso.
“Apresentamos uma série de tecnologias adaptáveis no sentido de se desenvolver dispositivos de tratamento com peças que podem ser encontradas facilmente no mercado regional e, com isso, difundir essas tecnologias para que mais pessoas possam utilizá-las em suas propriedades“, observa Souza. As informações são da assessoria.
Joselito Menezes, técnico, gestor e cientista tecnológico em captação e tratamento de águas de chuva.
Gostaria de saber se essas tecnologias estão disponíveis tbm para as cisternas de placa… E quem recebeu as cisternas sem essas novas tecnologias, elas serão acrescentadas Às antigas cisternas???