Temer sanciona MP que permite renegociação de dívidas e do K1 em perímetros irrigados da região

por Carlos Britto // 29 de setembro de 2016 às 12:09

Foto: Reprodução

fruticultura vale/foto reproduçãoO senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) recebeu ontem (28) um telefonema de ninguém menos que o presidente da República, Michel Temer. Ele fez questão de dar a notícia, de viva voz, ao senador socialista de que estava sancionando a Medida Provisória (MP) 733.

Fernando Bezerra presidiu a comissão mista que analisou a MP, a qual prevê a renegociação das dívidas rurais. O texto será publicado nesta quinta (29) no Diário Oficial da União (DOU). A medida beneficiará milhares de agricultores do Nordeste, atingidos duramente pelos últimos cinco anos de seca.

Além de renegociar os débitos, com rebates de até 95%, os produtores vão poder buscar novos financiamentos para continuar produzindo. O projeto estende os rebates relativos à renegociação dos débitos rurais às dívidas do chamado K-1’ (referente à taxa de uso da água e da infraestrutura) e da titulação de lotes nos perímetros de irrigação implantados ou administrados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) .

É uma demonstração inequívoca que o presidente Temer tem compromisso com o Nordeste e tem sensibilidade para tratar de forma diferenciada aqueles menos favorecidos. O alívio aos produtores rurais do Nordeste significa mais de R$ 8 bilhões de esforço fiscal da união, para gerar emprego e renda no semiárido nordestino”, afirmou o senador.

Juazeiro

O atua superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (6ª SR), Misael Aguilar Neto, também foi informado ainda ontem, por telefone, sobre a decisão de Temer, e comemorou. “Esta medida foi resultado da união dos irrigantes, pois dá novo fôlego para a quitação ou parcelamento das dívidas, e pode permitir que eles invistam mais em seus lote para produzir melhor, colhendo, assim, bons resultados”, avaliou.

Temer sanciona MP que permite renegociação de dívidas e do K1 em perímetros irrigados da região

  1. Cego às avessas - O autêntico disse:

    Partindo do princípio de que não existe almoço de graça, alguém vai ter que pagar esta conta, adivinhem quem é? Você contribuinte! Esse tipo de artifício só servem para desequilibrar e aumentar o rombo nas contas públicas. O pior é que isso é um incentivo para que os produtores possam se endividar ainda mais, pois se nada der certo, vai ter sempre alguém disponível para assumir o prejuízo por eles!

  2. Lourdes Souza disse:

    Olha outra ação eleitoreira. E agora do governo federal. Recebam e votem em Edinaldo Lima\ Newtinho que é o que está perto de vocês sempre. Não só agora na eleição.

  3. Esperto disse:

    Petrolina vai ter muitas benesses com o filho do senador na prefeitura, acho que essa administração do Miguel vai surpreender e muito. Tá chegando a hora disso aqui virar uma verdadeira capital de tanto investimento que vai ter tanto no setor público como no privado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários