Tempo ruim provocou apagão que parou País, diz Ministério

por Carlos Britto // 11 de novembro de 2009 às 11:58

apagãoO secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou ontem (10) que o apagão que deixou pelo menos 12 estados brasileiros e o Paraguai no escuro foi resultado de condições meteorológicas adversas, como ventos e chuvas.

Em entrevista coletiva pela manhã, ele informou que os problemas ocorreram em três linhas de transmissão, que recebem energia vinda da usina hidrelétrica de Itaipu (PR). Segundo Zimermann, as panes ocorreram em duas linhas de transmissão que ligam a cidade de Ivaiporã, no centro do Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. E outra, em uma estação que liga Itaberá a Tijuco Preto (SP).

A energia, segundo o secretário, foi restabelecida quatro horas depois do começo do blecaute, que teve início às 22h14 de terça-feira. “Não há danificação de equipamentos. Houve uma frente (fria) muito forte, com ventos e chuvas muito fortes, concentradas em Itaberá”, explicou. A cidade recebe circuitos da usina hidrelétrica de Itaipu e redistribui energia para outras regiões.

Zimmermman destacou, porém, que as causas do apagão ainda não foram exatamente definidas. A origem do problema deverá ser apresentada em reunião marcada para as 17h desta quarta no Centro Nacional de Operação do Sistema Elétrico (CNOS).

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, também afirmou, por volta das 9 horas desta quarta-feira, que há indícios de que o apagão ocorrido na noite de terça está ligado a uma falha na transmissão de energia entre o Paraná e São Paulo. O problema causou um efeito dominó, deixando outros estados sem luz.

Informações da Veja Online (foto: site Terra)

Tempo ruim provocou apagão que parou País, diz Ministério

  1. Fernando disse:

    IMCOMPETÊNCIA com M antes do C.

  2. BRASILEIRO disse:

    Incompetência da administração pública

  3. Francisco disse:

    Quem diz que houve incompetência nesse caso, ou é oposição sistemática ao governo ou com certeza não entende de eletricidade e muito menos do (SEP)sistema elétrico de potência brasileiro, que aliás os americanos querem copiar.

  4. Dreda disse:

    Se o que aconteceu é normal e foi culpa do tempo, então é sim motivo para pânico, pois a qualquer momento o clima pode mudar de humor e apagar 18 estados!!! As linhas de transmissão devem ser interligadas como a internet, de modo que a queda de um poste não prejudique toda a rede, pois haveria caminhos alternativos para transportar a energia. Claro que isso tudo deve ser culpa do FHC, já que o Lula ainda não teve tempo hábil para resolver esse negócio de infraestrutura…:(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários