Golpistas estão usando uma página falsa do Enem para roubar dinheiro da inscrição, alerta a Polícia Federal (PF). O caso veio à tona quando a família da jornalista Mônica Siqueira tentou inscrever sua filha, ainda menor de idade, para o exame. Ao pesquisar no Google, encontraram um site que se passava pelo oficial, com layout e design idênticos, além de oferecer opções de pagamento por boleto ou pix. Após o pagamento, sem receber qualquer confirmação, perceberam que caíram em um golpe.
O golpe não apenas afeta financeiramente as vítimas, mas também prejudica a educação, alerta Mônica. Muitas pessoas podem não perceber que foram enganadas e acreditarem estar inscritas, enquanto outras, em situação de vulnerabilidade, podem perder um dinheiro que faz falta. O site fraudulento, ‘inscricao-2024.com’, já foi retirado do ar, mas casos semelhantes foram relatados em redes sociais nos últimos dias.
A PF está investigando o caso, enquanto o Inep reforça que a inscrição para o Enem deve ser feita exclusivamente pelo site oficial. As inscrições corretas podem ser pagas por cartão de crédito e débito, não apenas por boleto ou pix. A Google, responsável pela exibição do anúncio do site fraudulento, afirma que adota políticas rígidas para coibir esse tipo de prática e incentiva os usuários a denunciarem violações.
As inscrições para o Enem 2024 estão abertas até 7 de junho, com provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. O exame é fundamental para acesso à educação superior no Brasil, através do Sisu, Prouni e Fies.