Termina nesta sexta-feira (19) a primeira etapa da vacinação contra a Influenza H1N1, iniciada no dia 8 de março, em Petrolina. Nesta primeira fase estão sendo imunizados trabalhadores de saúde de hospitais públicos, privados e unidades de saúde, envolvidos na resposta à pandemia. A vacina pode ser encontrada em todos os postos de saúde do município, tanto na sede quanto na zona rural.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PNI), Cristiane Souza, médicos, enfermeiros, recepcionistas, profissionais de investigação epidemiológica de H1N1, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias, entre outros profissionais que tem contato direto com pacientes, serão imunizados.
O grupo também está entre as prioridades estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vale ressaltar que caso ocorra uma segunda onda da pandemia, os profissionais de saúde precisam estar protegidos para garantir o funcionamento dos serviços de saúde, evitando risco de colapso da população pela rede de serviços.
A partir da próxima segunda (22), até o dia 2 de abril, o Ministério da Saúde irá direcionar a campanha para doentes crônicos e crianças que possuem seis meses de vida e menores de dois anos, além de gestantes, que poderão ser imunizadas em qualquer fase da campanha.
GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA. SE POSSIVEL.
TRABALHO EM UMA CLINICA. EM PETROLINA, QUE SOU RECEPCIONISTA.
E NO MOMENTO ESTOU GRIPADA.
GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR A VACINA?
MESMO GRIPADA.