O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (5) o novo edital para contratação da empresa que ficará responsável pela execução das obras de recuperação estrutural da Barragem Nilo Coelho, em Terra Nova, no Sertão do São Francisco. A obra tem a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) e prevê a realização dos serviços de restauração da estrutura, que é construída em alvenaria de pedras, com vertedouro central, tubulações de saída, tomada d’água e descarga de fundo.
O projeto de recuperação do reservatório é fruto de um convênio firmado entre o Estado e o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A iniciativa conta com investimento orçado em R$ 4,1 milhões. Após a conclusão do processo licitatório, a previsão é que as obras sejam executadas em um prazo de sete meses.
Em junho de 2021, a Seinfra lançou o primeiro processo licitatório para realização das obras na barragem. Contudo, as empresas que participaram do certame foram consideradas inaptas por não conseguirem atender às exigências contidas no edital.
A barragem Nilo Coelho, que ocupa uma área de 2.458 km², foi construída na década de 1970 e tem capacidade de acumular até 22.710.913 de metros cúbicos (m³) de água. O reservatório é utilizado pela população da região para atividades de subsistência, entre elas, para pesca, pecuária e agricultura.
Propostas
A abertura das propostas para as obras de recuperação da barragem acontecerá no próximo dia 8 de fevereiro, às 10h15, na sede da Seinfra, localizada à Avenida Cruz Cabugá, nº 1.111, Bairro Santo Amaro, Recife. As empresas interessadas podem mandar envelopes via postal até a abertura da sessão inicial. O edital poderá ser acessado na íntegra, a partir das 14h desta quinta-feira (6), no site de licitações do governo. Outras informações pelos contatos (81) 3182-8731/ 3182-8714.