Em Terra Nova (PE), Sertão do São Francisco, a perenização da Barragem Nilo Coelho através das águas da Transposição do Rio São Francisco voltou a mobilizar as atenções. Na última quinta-feira (5), o até então ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, autorizou a abertura da comporta localizada na Barragem do Livramento, para que as águas passassem pelo Riacho do Mulungu, Fazenda Destino e terminassem na Barragem Nilo Coelho.
Curiosamente a comporta ficou aberta por menos de 24 horas e já se encontra sem mandar água. Em seu perfil no Facebook, o vereador Bado (PR) publicou um vídeo responsabilizando o Executivo Municipal pelo fechamento precoce da comporta.
De acordo com ele, o município se comprometeu com o Ministério da Integração em construir duas passagens molhadas para garantir o trânsito de veículos pelas estradas onde a água passaria. Ainda segundo o vereador, as obras foram paliativas e se assemelham a gambiarras. “Fizeram uma obra paliativa, uma obra ‘sonrisal’. Na hora que água bateu, se desmanchou”, disse Bado. A perenização da barragem é um sonho antigo de agricultores de Terra Nova e uma luta antiga que envolveu políticos, associações e outras representações locais. (Fonte: Terra Nova Online)