Um problema constante é alvo de reclamações da população de diversos bairros de Petrolina: terrenos abandonados que acumulam lixo, matagal e entulho. Diariamente, o Blog recebe relatos e imagens que demonstram o quanto a situação tem ficado complicada em vários pontos da cidade.
Exemplo disso é a Rua do Cravo, no Bairro Dom Malan, zona leste da cidade. Uma comunitária reclamou que o local tem sido utilizado por outros moradores para despejar lixo, além do matagal que se formou. “Ninguém faz nada, dono não aparece e fica assim, abandonado. Aparecem vários bichos, um perigo”, diz.
Situação semelhante também na Rua 55 do bairro São Gonçalo, zona oeste. Um terreno baldio está acumulando lixo e tirando o sossego da vizinhança. “É muito lixo acumulado. Como a minha casa é ao lado, quem sofre sou eu com a quantidade de insetos e o fedor do lixo”, desabafa a moradora.
A prefeitura informa que, com relação a terrenos particulares, a responsabilidade da limpeza é do proprietário, e que denúncias podem ser formalizadas na Ouvidoria Municipal, no 156 ou (87) 9 8844-2540 (WhatsApp), para que uma equipe de postura possa ir ao local. Através do sistema, é gerado um número de protocolo e, com ele, o reclamante pode acompanhar o andamento do procedimento. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Tem um terreno aqui no Loteamento Recife q eu ja denunciei 2 vezes na ouvidoria. Eles dizem q vão notificar o proprietário e q ele tem até 15 dias pra limpar. Mas os terrenos continuam sujos até hj.
Esses irresponsáveis deveriam perder o terreno e este ser utilizado para algo de futuro.