A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) mais uma vez fez bonito com seus representantes, no último fim de semana. Dos destaques, a referência em paratletismo, Samira Brito, garantiu medalha de ouro na prova dos 100 metros rasos e prata nos 200 metros, na categoria T36/Paralisia Cerebral, no Grand Prix de Marrakesh, no Marrocos. Na mala, a jovem de 32 anos carregou, além dos sonhos e expectativas, a bandeira de sua terra natal que tanto ama e exibe com orgulho.
Quem também brilhou e conquistou mais uma medalha de ouro para sua grande coleção foi o atleta Justino Pedro, na Meia Maratona Internacional de Goiás. Já Núbia Oliveira foi vice-campeã na prova dos 10 mil metros do Campeonato Brasileiro Sub-23, enquanto Henrique Pereira foi vice-campeão do Brasileiro de Decatlo também na Sub-23, e Elisabete dos Santos a 3ª colocada na prova dos 3 mil metros com obstáculos. O atleta Rafael Silvestre garantiu o 1º lugar na prova de 10 km da Corrida da Agrovale, em Juazeiro (BA), e Laércio Lima conquistou o ouro nos 5 km.
O secretário Executivo de Esportes, Jefferson Correia, frisou que a Prefeitura de Petrolina está trabalhando de forma intensa para o fomento à prática esportiva no município. “Prestes a completar 127 anos de emancipação política no dia 21 de setembro, o município de Petrolina tem muito o que comemorar. Um dos motivos é o incentivo e valorização ao esporte em todas as modalidades. Estamos muito orgulhosos e felizes por termos vários atletas representando e levando o nome da nossa cidade a grandes eventos“, ressaltou.
A APA conta com o apoio financeiro da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE), através de convênio firmado no valor de R$ 150 mil. O incentivo, concedido desde 2017, auxilia a equipe esportiva nas despesas em competições, como também na filiação dos atletas junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e outras atividades administrativas.