A coordenadora voluntária do Transforma Petrolina e primeira-dama do município, Alinne Durando, recebeu o título simbólico de Embaixadora da Busca Ativa Vacinal (BAV), uma estratégia criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O anúncio foi feito ontem (11), durante o lançamento do programa na cidade.
A BAV apoia os governos locais na identificação, registro e monitoramento de crianças e adolescentes que não foram vacinados ou correm risco de não receberem vacinas. A estratégia incentiva a participação intersetorial como saúde, educação, assistência social, entre outros setores, para fortalecer o mapeamento dessas pessoas e expandir a rede de garantia de direitos.
O papel da embaixadora da BAV será incentivar e fortalecer a conscientização da população sobre a importância da vacinação. Para Alinne Durando, que mantém um diálogo constante com os mais diversos segmentos da sociedade com o objetivo de acertar soluções voltadas para o desenvolvimento social do município e também atua no Transforma Petrolina com população em situação de vulnerabilidade social, seu novo compromisso, a partir de agora, será o de ser porta-voz para difundir informações acessíveis sobre a vacinação enquanto uma garantia de direitos para crianças e adolescentes do município.
“Petrolina tem a vacinação como prioridade e vem desenvolvendo estratégias para atingir o maior número de pessoas vacinadas, não apenas de crianças, mas de adultos e idosos também. Nossa missão, diante desse enorme desafio, é vacinar as pessoas contra a desinformação e fazer com que esse tema volte a ser normal na vida da população petrolinense“, afirmou.