O Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) criou o Projeto Repente da Conciliação. A iniciativa consiste na veiculação de vídeos que utilizam histórias contadas através do repente sobre o assunto por meio das redes sociais do Judiciário estadual, como Instagram e Facebook.
O artista responsável pela criação dos repentes e que explicam de que forma o cidadão pode buscar os serviços da Conciliação no TJPE é Toinho Mendes. A ideia partiu do coordenador setorial das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação, juiz Marcus Vinícius Nonato Rabelo.
Unindo o folclore ao Judiciário
Marcus Vinícius descreveu como surgiu a ideia da utilização da linguagem popular do repente como forma de popularizar o conhecimento e acesso a esses meios de solução de conflitos disponibilizados pelo Nupemec.
De acordo com o juiz, a iniciativa está apenas no começo. “A ideia é de que, com a repercussão positiva e o sucesso obtidos, possamos expandir a divulgação em caráter permanente, sem prejuízo de novas iniciativas que surjam a partir dessa abordagem. O Judiciário cumpre, assim, a sua principal missão, de entregar a solução do litígio em breve tempo. Bem como aproxima, a um só momento, a população dos serviços jurisdicionais de forma agradável, compreensível, clara e direta”, destacou.