O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento, e também para obras urgentes e de infraestrutura, nos municípios atingidos pelas chuvas torrenciais desde a semana passada. Os recursos estarão disponíveis para as prefeituras já nesta semana. Além disso, com a publicação do decreto estadual de situação de emergência, esses municípios também poderão acessar recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.
“Esse montante é o que estamos liberando de forma emergencial. Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e prosseguem os trabalhos de busca de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A nossa determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que as equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada”, afirmou Paulo Câmara.
De acordo com os registros da Secretaria de Defesa Social (SDS), atualizados às 18h deste domingo (29), chegou a 79 o número de pessoas mortas em consequência das chuvas. Além disso, há 3.957 pessoas desabrigadas, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte, regiões mais afetadas.
O grande impacto causado pelas chuvas fez com que, até o momento, 14 municípios decretassem Situação de Emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.
Não fez o que tinha que ser feito antes e agora aparece com 100 milhões como se esse dinheiro trouxesse as vidas que se foram. Seu fim chegou senhor governador de meia pataca. Já era vc e sua turma.
Essa grupo da família Campos/ Arraes está a anos na administração da Cidade do Recife e do Estado de Pernambuco e nem ao menos tentam resolver alguma e depois das tragédias aparecem dando uma de bonzinho. Chegou a hora do povo acordar.
Esse grupo ta no poder a mts anos mesmo. E esses que querem são pior. Agora na campanha são tds bonzinho. Usa o no de Deus em vão dai o povão cai denovo.
PAULO LAMA, GENOCIDA! FORA ESQUERDALHAS. O NOSSO ESTADO PERTENCE AO POVO, NÃO A ESSA FAMÍLIA COMUNISTA! FORA BOSCO PETISTA!