A classe trabalhadora rural mostrou força e organização no último sábado (12), em Petrolina. Cerca de 5 mil trabalhadores rurais do setor de hortifruticultura irrigada participaram da Assembleia de discussão e aprovação da pauta de reivindicação para Convenção Coletiva de Trabalho 2010/2011.
O documento composto por mais de 80 cláusulas econômicas e sociais inclui pedida salarial de R$560 reais; redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; transporte seguro e gratuito; contratação de jovem aprendiz, regulamentação do contrato de safra, mudança da data base para 1º de junho e implantação do PAT, Programa de Alimentação do Trabalhador.
Animado, o presidente do STR Petrolina, José Tenório dos Santos, disse que a grande participação dos trabalhadores no evento superou suas expectativas. “A presença em massa da categoria mostra que os trabalhadores rurais estão mais atuantes na luta para garantir seus direitos e ampliar conquistas. Com a aprovação das propostas, a pauta de reivindicações será entregue à classe patronal para avaliação. A previsão é que empregados e empregadores se reúnam em janeiro para iniciarem as negociações coletivas” finalizou.