Um trabalho intitulado Morphologic characterization of Berganês sheep, que aborda a raça de ovelhas Berganês (genuinamente sertaneja), será apresentado durante a 53ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Com o tema ‘Produção Animal para as Futuras Gerações’, o evento acontecerá de 1 a 3 de agosto, no Wish Serrano Resort & Convention Gramado, em Gramado (RS).
O extensionista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Paulo Nogueira Filho, é um dos có-autores da tese, juntamente com João Bandeira de Moura Neto (UFRPE), José Nilton Moreira (Embrapa Semiárido) João José Simoni Gouveia (Colegiado Acadêmico de Zootecnia), Salvador Santana Silva Júnior (médico veterinário) e Maria Norma Ribeiro (UFRPE).
O objetivo do estudo é definir o perfil fenotípico de ovinos do ecotipo Berganês, típicos da região de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco. Foram escolhidos aleatoriamente 1.019 animais deste grupo genético, de 54 rebanhos do município.
“O documento demonstra que a grande maioria dos animais apresentam características fenotípicas bem distintas das demais raças do Nordeste, como chanfro convexo, orelhas grandes e pendulosas, ausência de chifres, cascos e mucosas escuras,pelagem sólida e são deslanados“, destacou Nogueira. (foto/divulgação)
Boa pesquisa. Isso irá alavancar a criação desse bimestiço.